CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Coronel Nunes recebe alta após internação que impactou comando da CBF

A internação aconteceu no momento em que seu nome voltou ao centro das atenções no futebol brasileiro por causa da crise política que resultou na saída de Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade

O Liberal
fonte

O paraense Coronel Nunes, de 86 anos, recebeu alta nesta terça-feira (20) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e retorna a Belém ainda esta semana, de acordo com seus familiares. O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que posui um tumor no cérebro diagnosticado, passou dessa vez por procedimentos cirúrgicos após sofrer duas lesões graves nas artérias do coração — a aorta e a coronária. A internação aconteceu no momento em que seu nome voltou ao centro das atenções no futebol brasileiro por causa da crise política que resultou na saída de Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade.

VEJA MAIS

image Interventor, advogado e dirigentes: quem forma a chapa de Samir Xaud, futuro presidente da CBF
Alguns já fazem parte da atual estrutura da entidade, como Fernando Sarney, interventor da CBF e vice-presidente na gestão de Ednaldo, e Gustavo Dias Henrique.

image Ronaldo Fenômeno critica eleição na CBF: 'Palhaçada vai continuar'
Camisa 9 demonstrou toda sua indignação com o momento político que a CBF vive há tempos.

image Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF após decisão da justiça; entenda
O TJ do Rio de Janeiro tomou a medida que afasta o dirigente e coloca Fernando Sarney como interventor até que novas eleições sejam convocadas

Nunes, que presidiu a CBF entre 2017 e 2019 e ocupava o cargo de vice-presidente vitalício, foi peça central em um acordo firmado em janeiro deste ano, que validava a permanência de Ednaldo no comando da confederação. A validade do acordo, no entanto, passou a ser questionada quando veio à tona a suspeita de que a assinatura atribuída ao coronel teria sido falsificada. A Justiça entendeu que ele poderia não estar em condições cognitivas de assinar o documento.

A situação se agravou com a revelação de um laudo médico de 2023, elaborado pelo presidente da Comissão Médica da CBF, Jorge Pagura. O documento atesta que Nunes apresentava déficit cognitivo após uma cirurgia no cérebro. Na época, Nunes chegou a usar o laudo para um processo judicial no Pará, relacionado à sua aposentadoria.

Dois anos depois, o mesmo nome apareceu assinando um acordo protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF), que mantinha Ednaldo na presidência. A oposição à gestão do dirigente usou o laudo de 2023 e um parecer grafotécnico encomendado em 2025 para questionar a validade da assinatura.

A ausência de Nunes na audiência que poderia esclarecer os fatos, por recomendação médica e confirmada por sua família, foi decisiva para a Justiça do Rio de Janeiro cancelar o acordo. Com isso, Ednaldo foi destituído do cargo. O atual presidente interino é Fernando Sarney, que assumiu com a missão de convocar novas eleições. Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol, é o único candidato e deve ser eleito em breve.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES