Veja o que é permitido usar no dia de votar

Legislação autoriza manifestações silenciosas e individuais, entenda

Maycon Marte
fonte

Os eleitores de Belém voltam às urnas no próximo domingo (27/10), durante a realização do segundo turno das eleições municipais de 2024, das 8h às 17h. Neste dia, é comum encontrar pessoas com adesivos, camisas e outros adereços em apoio ao seu candidato de preferência, mas fica a dúvida do que é permitido. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que esse comportamento é permitido, desde que as manifestações sejam individuais e silenciosas.

“Eleitores podem usar camisetas, bonés, adesivos e broches das candidatas e dos candidatos escolhidos, e de partidos. Isso tudo de maneira individual e silenciosa”, afirma trecho de podcast divulgado nos canais oficiais do TSE.

No caso das proibições, o TSE deixa claro que fica restrito o uso de celular na cabine de votação. É obrigatório apresentar título de eleitor ou o e-título, ou seja, os eleitores podem comparecer no dia da votação com os aparelhos eletrônicos. No entanto, eles devem ser guardados no momento da votação.

Posso levar animais?

A legislação eleitoral estabelece que Pessoas com Deficiência (PCD), estão autorizadas a votar acompanhadas de seus animais de suporte, entretanto, nos demais casos, o advogado eleitoral, Sávio Melo, explica que a decisão fica por conta do presidente da sessão. Ele deve avaliar o grau de transtorno que o animal possa representar por estar presente. Isso acontece por não haver uma determinação expressa da legislação sobre esse tipo de situação.

Qual a punição para quem desobedecer?

Sávio explica que estas normas existem para garantir a liberdade do voto aos eleitores, mas destaca as penalidades possíveis em caso de descumprimento. “Uma manifestação em grupo, ruidosa ou barulhenta, pode configurar o que a legislação classifica como boca de urna, e, nesse caso, temos como punição: uma detenção que pode chegar até um ano, bem como aplicação de multa de 5 mil a 15 mil reais”, afirma.

VEJA MAIS

image Eleições 2024: confira como segue o calendário eleitoral para o segundo turno
Segundo turno das eleições 2024 ocorre no dia 27 de outubro

image Após apuração, Éder Mauro (PL) comemora com apoiadores ida ao segundo turno
Na oportunidade, o candidato do PL fez um balanço sobre sua campanha para o primeiro turno e traçou os próximos passos até o próximo pleito

image Segundo turno: Belém e Santarém terão esquema de segurança especial neste domingo (27)
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), a organização seguirá o mesmo planejamento executado durante o primeiro turno

O que não pode?

  • Manifestações em grupo para algum candidato;
  • Propagandas no dia da votação;
  • Celular e outros aparelhos eletrônicos na cabine de votação;
  • “Santinhos” em vias públicas próximas a locais de votação;
  • Armas e munições.
Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.

4

POLÍTICA

Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa destaca o desenvolvimento sustentável do município

Em entrevista ao Grupo Liberal, Ogawa declarou que Barcarena se consolida como um dos principais corredores logísticos do Estado e do país