Pesquisa eleitoral em Belém: Igor lidera com mais da metade das intenções de votos
Éder Mauro em 2º, tem 33% da preferência dos eleitores na corrida para a prefeitura de Belém; veja todos os detalhes
A cerca de uma semana para o 2º turno na capital paraense, Igor Normando (MDB) lidera a disputa pela Prefeitura de Belém com mais da metade dos votos no cenário estimulado, conforme aponta o levantamento da Quaest, divulgado neste sábado (19), e encomendado pela TV Liberal. Ele aparece com 51% das intenções de voto em Belém.
Neste mesmo cenário estimulado, ou seja, quando o entrevistado tem acesso aos nomes e partidos dos concorrentes do pleito eleitoral, o delegado Éder Mauro (PL) tem 33% das intenções. Para este segundo turno, a pesquisa mostra que 6% dos eleitores ainda estão indecisos, enquanto que outros 10% podem votar banco/nulo ou não vão votar.
No cenário espontâneo, quando o entrevistado não tem acesso a nenhuma lista com os nomes dos candidatos, o emedebista aparece à frente, com 47% dos votos, enquanto que o delegado Éder Mauro tem 29%. Nesta amostragem, 21% dos eleitores da cidade de Belém se mostraram indecisos e 3% do eleitorado disse espontaneamente que votaria em branco ou nulo ou que não pretendia votar no segundo turno.
Perfil do eleitorado belenense nas eleições 2024
Nas intenções de voto do eleitorado feminino, segundo a pesquisa estimulada, 55% dos votos são para Igor Normando contra 29% para Éder Mauro, enquanto que 6% estão indecisas e 10% podem votar branco/nulo ou não vão votar. Já entre os homens, Normando lidera com 48% sobre Éder Mauro, que aparece com 38%. Indecisos são 5% e eleitores que podem votar branco/nulo ou não vão votar ficam representam 9%.
VEJA MAIS
A pesquisa estimulada também mostrou que Igor Normando lidera nas três faixas etárias pesquisadas. Na primeira, de eleitores entre 16 e 34 anos, Normando tem 50%, delegado Éder Mauro 37%, enquanto que os indecisos são 5% e os que devem votar branco/nulo somam 8%. Na segunda, de 35 a 59 anos, Igor Normando tem 52%, delegado Éder Mauro 32%, indecisos representam 4% e brancos/nulos ou que não vão votar chegam a 12%. Na última faixa, de 60 anos ou mais, os resultados são semelhantes a anterior, com Normado com 52%, Éder Mauro com 30%, indecisos somam 12% e brancos/nulos ou que não vão votar são 6%.
Contratada pela TV Liberal, a pesquisa foi realizada a partir de 900 entrevistas domiciliares presenciais, com eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 16 e 18 de outubro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PA-03455/2024. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
As fontes de dados utilizadas para a elaboração da pesquisa incluem registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de julho de 2024, e dados do IBGE (Censo 2022, PNADc 2023 e PNADc trimestral 2024).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA