CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em Belém, especialista em direito público avalia situação de municípios com eleição sob julgamento

'Persistindo, no TSE, a decisão de primeiro grau que indeferiu a eleição, a Justiça Eleitoral vai marcar novas eleições', diz Robério Abdon d’Oliveira

Valéria Nascimento
fonte

Em Belém, o advogado especialista em Direito Público, Robério Abdon d’Oliveira, conversou com exclusividade com o Grupo Liberal, na noite desta segunda-feira (7/10), sobre a situação dos municípios paraenses de Óbidos, no oeste estadual, e Cachoeira do Arari, no Marajó, que têm a eleição sub judice, ou seja, o resultado do pleito não foi reconhecido pela Justiça Eleitoral.

"Quando a Justiça Eleitoral indefere o registro de candidatura, quem teve o registro indeferido pode seguir lutando pelo direito que acha que tem. Contudo, se o candidato tiver dado causa à anulação da eleição, ele não poderá participar da renovação do pleito”, enfatizou o advogado, que tem 32 anos de larga experiência no campo do direito público.

VEJA MAIS

image Eleições para prefeituras em dois municípios do Pará estão sub judice; veja onde
Os dois candidatos têm o mesmo nome, Jaime Barbosa, e tiveram registro cassado pelo TRE Pará, por pendências anteriores com prestação de contas

image Sem condições favoráveis, Edmilson e Eguchi perderam espaço no cenário eleitoral, diz especialista
Candidatos que protagonizaram a eleição anterior não conseguiram um bom desempenho este ano

image Quem é Silvane Ferraz, vereadora mais votada de Belém?
Seus projetos focam em melhorar o serviço de saúde no município

Jaime Barbosa, do MDB de Óbidos, no oeste paraense, e seu homônimo, Jaime Barbosa, também do MDB, mas em Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, tiveram o registro cassado e estão inelegíveis por 8 anos, por rejeição de contas junto a órgãos competentes, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), em exercícios políticos anteriores. No entanto, os dois recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se candidataram e foram eleitos no último domingo (6/10).

"Então provavelmente esses dois casos que temos aqui no Pará, os candidatos que deram causa à anulação não vão poder participar da renovação do pleito”, afirmou Robério d’Oliveira. E, persistindo, no TSE, a decisão de primeiro grau que indeferiu a eleição, a Justiça Eleitoral vai marcar novas eleições naquele município”.

As novas eleições, no entanto, não têm prazo para ocorrerem. “Não sabemos sobre quando será a eleição nos dois municípios no Pará, isso vai depender do tempo que levará o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para se manifestar sobre o tema. Bom, se até dezembro, o TSE não tiver julgado os recursos dos candidatos, assumirá a prefeitura o presidente da Câmara Municipal”, afirmou o advogado.

O presidente da Câmara Municipal tanto em Óbidos quanto em Cachoeira do Arari é quem ficará no cargo até a renovação da eleição, com a escolha de um novo prefeito. “Na renovação da eleição, o presidente da câmara passa o bastão para o prefeito eleito”, destacou Robério.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

NOVA SENTENÇA

TRE mantém condenação e inelegibilidade de Wlad Costa por violência política de gênero e extorsão

O recurso da defesa do ex-deputado foi negado nesta quarta-feira, 22

2

encontro

Trump se reúne com Lula, diz que pode avançar rápido sobre rever tarifaço e fala em acordos

Questionado no início se poderia rever o tarifaço sobre o Brasil ainda neste domingo, Trump disse que estavam abertos a "avançar rápido" nesta discussão.

3

Brasil

Moraes assume ação das favelas no STF e pede parecer ao Ministério Público

Ministro dá 24 horas para PGR se manifestar sobre as diligências pedidas pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), após ação policial que resultou em 64 mortes no RJ

4

política

Moraes pede ajuda dos EUA para intimar Paulo Figueiredo no processo do golpe

Ministro entendeu ser necessário o envio de um pedido formal às autoridades norte-americanas