Troca de presentes ainda é tímida no comércio e shoppings de Belém
Lojistas acreditam que procura ainda deve aumentar nesta semana
Um dia após a data dedicada as mães, o comércio em Belém registrou baixo fluxo de clientes buscando trocar os presentes. Para os lojistas, o Dia das Mães deste ano apresentou um movimento diferente: as compras foram mais direcionadas do que em anos anteriores.
“Percebemos que os filhos, por exemplo, já chegavam na loja buscando por um produto específico ou as mães iam junto escolher os presentes. Isso também diminuiu o volume de trocas nesse período”, afirma Rafael Hafid, gerente em uma rede de cosmético e perfumaria com lojas em Belém.
Em um shopping localizado no bairro Mangueirão, o movimento dos clientes durante o dia foi calmo e como de costume para uma segunda-feira. Na loja de acessórios onde Kátia Celina é gerente, a expectativa é que a procura por trocas aumente nos próximos dias.
“O segmento de acessórios geralmente não registra um grande volume de trocas, mas sempre acontece. Se o cliente não gostou da peça ou teve algum tipo de problema, basta trazer na loja com a nota e certificado, e nós efetuamos a troca”, explica.
A gerente ainda ressalta que toda troca é uma nova oportunidade de venda, o que ajuda a aumentar a receita da loja. “Às vezes, o cliente vem e troca por uma peça do mesmo valor, mas em sua grande maioria a troca tem um valor a mais, o que soma ao caixa no final do dia”, destaca.
Nas lojas do centro comercial, o movimento ainda era tímido. Para Ludmila Ferraz, vendedora em uma loja de vestuário, a considerar o movimento que antecedeu a data, a quantidade de trocas nessa época deve ser parecida com os anos anteriores.
“Roupa é sempre algo que as pessoas trocam bastante. Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, sempre temos bastante movimento, nada comparado a venda, mas temos. E este ano também não temos muito parâmetro de comparação, já que no ano passado as lojas estavam fechadas por causa do lockdown. Mesmo assim achamos que será uma semana tranquila”, pontua.
Em uma loja de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, itens bastante procurados durante datas sazonais, o gerente Paulo da Silva aconselha os clientes a efetuarem a troca quando identificarem um problema. "Acontece do cliente receber o presente, identificar o problema ou ver a necessidade de trocar e não procurar a loja dentro do prazo determinado. Depois disso, não há o que fazer. É preciso ter muita atenção a este detalhe", acrescenta.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA