CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Tacacazeiras ganham oportunidade de melhorar negócios

Plano de negócios, educação financeira e boas práticas são alguns dos tópicos abordados

Redação Integrada

Tacacazeiras e vendedores de comidas típicas de Belém estão sendo capacitados por meio de um curso de empreendedorismo promovido pela Prefeitura de Belém. O treinamento iniciou na terça-feira (23) e encerra na sexta (26), na Sala do Empreendedor, no prédio da Secretaria Municipal de Economia.

O curso aborda questões como plano de negócios, educação financeira, preços e vendas, vantagens de ser um Microempreendedor Individual (MEI) e, ainda, boas práticas de manipulação de alimentos.

“Já me considero uma mulher de negócio, agora pretendo virar uma microempreendedora individual (MEI) para expandir a venda do tacacá em outros estados, como o Rio de Janeiro, onde vivem muitos paraenses e pessoas interessadas na nossa culinária”, conta a vendedora Neide Freitas Sobrinho, que trabalha há 22 anos comercializando comidas típicas na avenida Nazaré, em Belém.

Reconhecidos como patrimônio cultural imaterial do município de Belém pela Lei 8.979/2013 e inseridos na gastronomia criativa de Belém, os vendedores de tacacá têm gerado emprego e renda para a capital paraense. “Esse segmento merece nossa atenção, através dele aquecemos a economia e também o turismo da nossa cidade. Por isso, o aperfeiçoamento desses trabalhadores é fundamental”, destaca a coordenadora da Sala do Empreendedor, Regina Vilanova.

“A circulação de dinheiro entre tacacazeiros e tacacazeiras é muito grande. Pensando nisso convidamos técnicos do Banco Central para ensiná-los, inclusive, a reconhecer se a nota é falsa e onde trocar as cédulas para facilitar o troco aos clientes”, explica o coordenador do Fundo Ver-o-Sol e ministrante do curso, Kadmiel Pacífico.

Padronização – Os vendedores de tacacá da capital também passam pela padronização das barracas. “Os trabalhadores das avenidas Nazaré e Magalhães Barata já possuem os equipamentos com lonas e adesivos, conforme as orientações da Secretaria de Economia. A meta é padronizar todos desse setor, com o objetivo de atrair a clientela e ainda melhorar o visual paisagístico da cidade”, destacou o titular da Secon, Rosivaldo Batista.

Serviço – A Sala do Empreendedor está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com orientação, capacitação e promoção de pequenos negócios. Os cursos são ministrados em horários diferenciados, conforme a demanda e o perfil dos interessados.

Endereço: Sede da Secretaria Municipal de Economia (Secon), localizada na travessa Piedade, 651, Reduto. Contatos pelo telefone: 3073-3100.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA