Sindicombustíveis Pará realiza Encontro Regional do setor até esta quinta-feira (27), em Belém
Evento, que ocorre na Estação das Docas, conta com palestras, exposições e feira de negócios

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado do Pará (Sindicombustíveis Pará) abriu, oficialmente, no início da noite desta quarta-feira (26), na Estação das Docas, em Belém, seu XVII Encontro dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniência do Norte do Brasil, que reuniu representantes do setor não só da Região, mas de todo o País, incluindo o presidente da a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), James Thorp Neto.
O presidente do Sindicombustíveis Pará, José Carlos Silva, celebrou a retomada do evento, que não ocorreu nos últimos três anos devido à pandemia de Covid-19. Apesar disso, o setor cresceu muito nesse período. “Durante a pandemia, registramos um crescimento de 20 a 30%. Já neste ano de 2022, estamos crescendo em torno de 15 a 20% e a nossa meta é chegar até o final do ano com cerca de 500 associados”, destacou ele, acrescentando que, hoje, em todo o Pará, existem cerca de 1.200 postos de combustíveis.
VEJA MAIS
“Esse encontro é um momento de nos confraternizarmos, obtermos mais conhecimento e, também, de fazer negócios, já que a Feira de Negócios conta com vários estandes e reúne o melhor do setor”, destacou.
Já o presidente da Fecombustíveis, James Thorp Neto, acredita que o Pará, hoje, é um dos protagonistas no que tange ao setor de combustíveis. “O setor de combustíveis como um todo como é muito importante para a economia, para a geração de emprego, para a geração de renda e a gente vê com bastante otimismo o empresariado do Pará motivado, buscando informações e querendo se atualizar, especialmente num momento como esse, em que o combustível é um assunto tão discutido”, avaliou, acrescentando que o setor vê com bastante otimismo o futuro do País.
“Nós apoiamos bastante a questão da redução da carga tributária sobre os combustíveis, até porque esse era um pleito muito antigo do setor da revenda. Pra gente, quanto mais barato for o combustível, melhor, porque aumenta a questão do giro para o empresário”, frisou.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, representou o governador Helder Barbalho no evento e destacou a pujança econômica do Pará. Segundo ele, hoje, o Estado conta com um ambiente de negócios como nunca teve antes. “Para se ter ideia, hoje, temos mais de quatro mil obras acontecendo em todo o Estado. Com isso, estamos gerando emprego e desenvolvimento e, claro, precisando de combustíveis. Nossos postos são um orgulho para todos nós e todo o time do governo do Estado está se fazendo presente e à disposição para ajudar o setor com aquilo que for necessário”, pontuou.
O deputado federal Joaquim Passarinho também foi um dos convidados da cerimônia de abertura do Encontro. Ele ressaltou a importância da união e fortalecimento da categoria. “Vocês são aqueles que estão ali entre o mar e a rocha. Estão entre a pressão e o poder das distribuidoras e o consumidor. Quem sofre mais com o aumento dos preços dos combustíveis sempre é o revendedor, daí a importância de fortalecer cada vez mais o Sindicato e a Federação. Nós estamos à disposição no Congresso Nacional para defender principalmente aqueles que mais precisam, nós reconhecemos o trabalho que vocês fazem para a população”, ressaltou.
Durante o evento, que segue até esta quinta-feira (27), os participantes poderão participar de palestras e debates, além da exposição de produtos, serviços e equipamentos voltados ao setor de combustíveis.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA