Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Sicredi e Faciapa formalizam parceria para desenvolver o segmento comercial do Pará

Cooperativa de Crédito e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará unem forças para dinamizar o empreendedorismo e a economia local

O Liberal

Com o objetivo de desenvolver a economia local e fortalecer o segmento comercial no Estado do Pará, o Sicredi e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa) assinaram termo de cooperação na última quarta-feira (31), em evento na sede da Associação Comercial do Pará (ACP), em Belém. A parceria envolve apoio institucional mútuo em que as quatro cooperativas do Sicredi que atuam no Pará - Sicredi Norte, Sicredi Integração, Sicredi Grandes Rios e Sicredi Sudoeste MT/PA - oferecerão soluções financeiras para atender a classe empresarial do comércio, conforme a necessidade de cada região do Estado.

Segundo José Humberto Ribeiro, superintendente da Sicredi Norte, “trabalhar para desenvolver as regiões onde estamos presentes e tecer parcerias como esta é fundamental para que possamos cumprir nosso papel em transformar a economia local. Hoje, iniciamos uma parceria institucional que dará bons frutos, em que o Sicredi se alia a uma federação e nos permitirá disponibilizar soluções financeiras que realmente façam a diferença para o empreendedor local, com a geração de emprego, renda e prosperidade para o Pará”, diz o executivo.

Acesso a condições especiais de crédito

Com a parceria, empresas associadas às 54 associações comerciais e empresariais que compõe a Faciapa terão acesso a condições especiais de crédito, investimentos e produtos financeiros para seus negócios com taxas diferenciadas da média de mercado, tornando a estruturação e expansão dos negócios locais mais sustentáveis, trazendo benefícios para a região.

"Vemos essa parceria como uma construção de sucesso entre o associativismo e o cooperativismo. A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará tem um trabalho de fortalecimento da economia do associado e associações, e nada melhor que buscar parceiros que possam ajudar a obter esse resultado. E no Sicredi, nós temos visto exatamente isso, é um parceiro para todas as horas, tanto para ajudar em uma linha de crédito, quando na construção de um trabalho que nós possamos dinamizar para todo o Pará, seja no atendimento às pequenas, médias ou grandes empresas”, afirmou Alberto Oliveira, presidente da Faciapa.

O conjunto de soluções que estará disponível aos associados da Faciapa permitirão um respiro ao dia a dia do negócio, especialmente das pequenas, que muitas vezes têm seu capital de giro comprometido pelo cumprimento de outras obrigações financeiras. Assim, poderão focar especificamente no negócio, em melhorias para que possam crescer e também contribuir com o desenvolvimento local.

Passo para o futuro da entidade

Leonardo Pinheiro, representante de uma das associações que compõem a Faciapa, considera a parceria um grande passo para o futuro da entidade, e fará diferença na vida dos empresários, pois o Sicredi pratica taxas diferenciadas e justas, conforme a realidade de cada região. “Essa é a característica da cooperativa de crédito, e o envolvimento da comunidade com as decisões locais, sem contar que todo o dinheiro que circula dentro da instituição fica no nosso município”, diz.

Outra iniciativa envolvida na parceria é estímulo ao consumo consciente, à redução do endividamento da população, da classe empresarial e seus colaboradores através de iniciativas de educação financeira. Por meio do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, o Sicredi orienta para a necessidade de controle das finanças, uso inteligente de produtos financeiros e como manter uma relação sadia com o dinheiro. O programa é desenvolvido por um time de educadores especialistas, com pedagogos, matemáticos e profissionais experts em produtos financeiros, que realizam oficinas e cursos para as comunidades de maneira constante, itinerante e gratuita. Também é possível acessar materiais como cartilhas, artigos, dicas e vídeos no site do programa, direcionados a diversos públicos como crianças, jovens, adultos e microempresários, reforçando o compromisso da instituição financeira cooperativa em impactar positivamente a sociedade e fazer a diferença através do cooperativismo de crédito.

O Sicredi possui mais de 120 anos de tradição e está presente em 26 estados e no Distrito Federal. Em 200 municípios brasileiros é a única instituição financeira presente, garantindo a inclusão financeira de populações inteiras. São mais de 2.600 pontos de atendimento em todo o país e mais de 6 milhões de associados, que segundo dados levantados pela instituição, até julho de 2022, reinvestiram mais de R$ 232,1 bilhões nas comunidades em que atuam. Para conhecer as soluções financeiras do Sicredi para Pessoa Física, Empresas e para o agronegócio, assim como nossos programas e impacto social, acesse o site www.sicredi.com.br.

Economia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA