Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Selic: entenda o que é a taxa e como ela afeta o dia a dia do consumidor

A taxa básica de juros, controlada pelo Banco Central, tem um grande papel na economia brasileira. Saiba qual o objetivo da Selic.

Elisa Vaz

Quando se fala em economia, um dos termos mais comuns é a Selic. Você sabe o que é ela e como ela impacta no seu dia a dia?

Leia mais: Copom eleva taxa Selic para 11,75%, maior nível desde abril de 2017

O que é a Selic?

A sigla vem de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), que é administrado pelo Banco Central e por onde são negociados títulos públicos federais – a taxa média dessas operações diariamente equivale à Selic.

Ela é a taxa básica de juros da economia, então todos os movimentos dela influenciam nas outras taxas de juros praticadas no país, desde as operações em bancos, como empréstimos, até o rendimento de investimentos financeiros.

Leia mais: Alta da Selic é prejudicial para consumidores, diz especialista

Leia mais: Aumento da Selic afeta poupança, financiamento imobiliário e FGTS

Selic: para que serve?

A taxa Selic é um dos elementos centrais da estratégia de política monetária no Brasil, baseada em um sistema de metas de inflação. O objetivo é dar estabilidade para a economia e evitar descontroles de preço.

Para que isso seja possível, o governo influencia na quantidade de dinheiro que circula na economia, porque quanto mais recursos estiverem disponíveis, maior a tendência das pessoas consumirem. E quando essa demanda aumenta, os preços sobem.

É nesse momento que entra a Selic. Por meio dela, o Banco Central pode controlar o volume de recursos em circulação. Então, quando a economia está aquecida e os preços começam a subir a ponto de minar a meta de inflação, a Selic é elevada, porque os juros mais altos deixam o crédito mais caro, o que desestimula o consumo e ajuda a controlar os preços

Leia mais: Como se beneficiar com a taxa Selic a dois dígitos? Confira os melhores tipos de investimento

Leia mais: Tesouro Selic é a bola da vez para quem quer começar a investir

Em resumo, a Selic afeta a inflação, os preços do mercado, os empréstimos, financiamentos, investimentos e mais. E quem controla a taxa Selic é o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central.

Palavras-chave

Economia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA