Receita notificará 26 mil empresas do Simples Nacional por indícios de sonegação de tributos
As irregularidades envolvem um total de R$ 14,058 bilhões
Serão notificadas 26.015 empresas do Simples Nacional pela Secretaria da Receita Federal, por suspeitas de sonegação no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2019. De acordo com as investigações, há indícios de irregularidades envolvendo um total de R$ 14,058 bilhões.
As mensagens serão encaminhadas em formato digital para o Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) dos contribuintes, cujo uso é obrigatório para as empresas do Simples Nacional. A consulta é feita no Portal do Simples Nacional.
Segundo o Fisco, as empresas notificadas informaram na declaração mensal a que estão obrigadas as optantes pelo Simples Nacional valores de receitas brutas que não condiziam com as notas fiscais que emitiram, já considerando descontos, devoluções próprias e de terceiros. Elas terão um prazo de 90 dias, contados a partir da ciência da notificação, para fazer a retificação.
Quem não regularizar a situação pode ser multado em até 225% do valor do tributo, além de ser alvo de representação ao Ministério Público Federal pelo crime de sonegação fiscal.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA