CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Produção de motos tem maior volume em 100 meses, diz associação

Bom desempenho da indústria de motocicletas é puxado pela expansão dos serviços de entrega

O Liberal
fonte

Com as 145,9 mil unidades fabricadas no polo industrial de Manaus (AM), onde estão concentradas as montadoras de veículos de duas rodas do Brasil, a produção de motos alcançou em agosto o maior volume em 100 meses, segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) divulgado nesta quinta-feira, 15. As informações são da Agência Estado.

VEJA MAIS

image Números de acidentes envolvendo motocicletas diminuem no Pará, mas dados ainda são preocupantes
A Resolução 943/22 do Contran estabelece que a inspeção periódica dos veículos é uma boa forma de evitar sinistros e melhorar a qualidade do trânsito

image Senado aprova projeto de IPVA zero para motos de até 170 cilindradas
O objetivo do projeto é contribuir para baratear as motocicletas de baixa cilindrada para população de baixa renda

A entidade que representa o setor explica que o número corresponde a um crescimento de 17,9% sobre o total produzido no mesmo mês do ano passado. Na margem - ou seja, de julho para agosto -, a alta foi de 39,2%.

Desde abril de 2014, quando 146,9 mil motocicletas foram produzidas no Brasil, não se registrava volume tão alto. O bom desempenho da indústria de motocicletas é puxado pela expansão dos serviços de entrega (delivery), junto com a demanda por veículos financeiramente mais acessíveis. Além dos preços mais baixos, as motos são mais econômicas no consumo de combustível do que os carros.

No acumulado do ano, a produção chegou a 921,9 mil motocicletas, 17% acima dos oito primeiros meses de 2021 e melhor resultado, entre iguais períodos, em oito anos.

Reflexo no varejo

Ao comentar o balanço, o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, disse que a melhora de oferta, depois da forte produção de agosto, deverá ter reflexos nas vendas no varejo em setembro. "O consumidor quer um veículo ágil, econômico, com preço acessível e baixo custo de manutenção. A motocicleta se encaixa perfeitamente nessas exigências", afirmou.

Pela previsão da Abraciclo, o ano deve terminar com 1,32 milhão de motos produzidas, o que representará, se a projeção for confirmada, uma alta de 10,5% sobre 2021. No mês passado, as vendas no varejo, de 118,5 mil motocicletas, subiram 15,7% no comparativo com agosto de 2021, enquanto as exportações (7,8 mil unidades) tiveram alta de 39,2%.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA