Petrobras espera licenciamento da Margem Equatorial ainda em março

Evento simulado de exploração de petróleo na costa do Amapá segue sem data definida

Fabrício Queiroz
fonte

A Avaliação Pré-Operacional (APO), que é a etapa final para obtenção da licença ambiental para exploração na Margem Equatorial, deve ser realizada ainda em março, de acordo com expectativa da Petrobras. Em nota ao Grupo Liberal, a empresa informou que a data para a realização da APO será definida em breve, junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Apesar de não precisar a data, a diretoria da Petrobras tem divulgado em eventos públicos que espera que o licenciamento ocorra no primeiro trimestre.

Na última semana, o Diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Fernando Borges, falou sobre os investimentos que a companhia deve realizar até 2027 durante a CERAWeek 2023, uma feira sobre óleo e gás ocorrida em Houston (EUA). Ao longo de cinco anos, a empresa promete investir US$ 6 bilhões, em projetos de exploração, sendo que US$ 2,9 bilhões, o que representa 49% total, serão aplicados na Margem Equatorial.

LEIA MAIS:

image Semas realiza visita técnica à primeira plataforma da Petrobrás planejada para explorar petróleo
Técnicos foram ao Navio Sonda de Perfuração Marítima que vai explorar petróleo na Margem Equatorial entre os estados do Amapá e do Pará

image Petrobras consegue licença e deve realizar simulado para exploração da Margem Equatorial em breve
Semas do Pará emitiu autorização que faltava para funcionamento de Centro de Recuperação e Despetrolização da Fauna

image Petrobras mantém planos para exploração de petróleo no Pará e Amapá
Região amazônica está inserida em projeto que visa ampliar as reservas de combustíveis do Brasil

Nessa região, que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte, 16 poços devem ser perfurados durante esse período. O primeiro deles será o Poço Morpho, localizado no Bloco FZA-M-59, que está a cerca de 175 Km da costa do Amapá e a 2.880 metros de profundidade. A Petrobras aguarda liberação para realizar o simulado desde dezembro do ano passado, porém a licença para Centro de Reabilitação e Despetrolização da Fauna, que fica em Icoaraci e dará apoio à operação só foi obtida em fevereiro.

Nos Estados Unidos, Borges ressaltou que a APO e a consequente obtenção do licenciamento junto ao Ibama pode ocorrer ainda no primeiro trimestre deste ano. É a mesma previsão divulgada por técnicos da Petrobrás que estiveram em Belém no mês de fevereiro para tratar de projetos do setor energético e oportunidades de negócios para empresários locais.

Já o Ibama diz que o agendamento da APO depende da avaliação dos Planos de Emergência Individual (PEI) apresentados. Segundo o órgão, esses planos são exigências para os processos de licenciamento em regiões de elevada sensibilidade ambiental, como é o caso da bacia sedimentar da Foz do Amazonas.

“Há pendências relacionadas ao Plano de Atendimento a Fauna Oleada (PPAF). O objetivo da APO é comprovar a exequibilidade do PEI apresentado pelo empreendedor. Não há previsão para sua realização dessa avaliação, visto que a aprovação conceitual do PEI em sua integralidade ainda não ocorreu. O Ibama ainda aguarda respostas da Petrobras em relação ao último parecer técnico, emitido em 06/03/2023”, informou o Ibama em nota. Em uma segunda nota, a Petrobras afirma que “está trabalhando para responder, com a maior brevidade possível, às demandas recebidas no último parecer técnico do Ibama”.

Na APO será simulado um vazamento de óleo no mar e a equipe do Ibama avaliará se a empresa executa de maneira adequada tudo o que prevê nos planos ou se há necessidade de ajuste ou correção. Somente depois dessa etapa é que o órgão pode emitir o licenciamento e a Petrobras realizar a perfuração propriamente dita.

Depois disso se entra na fase de “Plano de Avaliação”, em que se estabelecem os diferentes tipos de poços e se delibera sobre a viabilidade econômica da área. Por fim, há uma última etapa denominada “Campo Produtor”, em que ocorre a produção de petróleo. Nesta fase, o Ibama deve conceder uma licença de operação para o empreendimento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA