CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

MP reorganiza ministérios e limita poder do IBAMA para licenciar obras de interesse nacional

Ministério do Meio Ambiente, de Marina Silva, pode perder Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, definições sobre política nacional hídrica e Cadastro Ambiental Rural

O Liberal
fonte

Uma medida provisória, a de número 1.154 de 2023, que reorganiza os ministérios do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pode reduzir os poderes de veto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quando for necessário licenciar determinados projetos de infraestrutura. Haverá a criação de uma categoria de obra chamada de “interesse nacional”, como existe em países, entre eles os EUA, garantindo a liberação de maneiras mais rápida e facilitada da licença ambiental.

As obras no setor de energia, por exemplo, podem ficar com o Conselho Nacional de Politica Energética, do Ministério das Minas e Energia, sob comando de Alexandre Silveira.

VEJA MAIS

image Marina defende que negativa do Ibama à exploração de petróleo foi técnica e deve ser respeitada
A ministra e o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, tiveram uma reunião no Palácio do Planalto para tratar de um pedido de licenciamento da Petrobras que foi negado pelo órgão ambiental.

image Ibama x Petrobras: Marina Silva e Alexandre Silveira se reúnem para debater exploração de petróleo
Ministros devem discutir sobre as tentativas da Petrobras de fazer uma perfuração de teste no mar para checar se de fato há petróleo na chamada Margem Equatorial

image Marina Silva foge de pergunta sobre impasse da Petrobras durante evento no Ibama
Fugindo das perguntas, a ministra abraçou o presidente do órgão ambiental, Rodrigo Agostinho, e entrou no auditório, onde faria o discurso de encerramento da cerimônia.

As regras serão analisadas pelo Congresso. O relator da matéria é o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL), que já havia desidratado o Ministério do Meio Ambiente, de Marina Silva. Pelo relatório, a pasta perde a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), definições sobre política nacional hídrica e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA