Barcarena pode ganhar protagonismo em nova rota de integração entre Atlântico e Pacífico

Prefeito destaca que município já se prepara para receber investimentos com potencial de transformar o Pará em polo logístico internacional

Gabi Gutierrez
fonte

A China está ampliando seus investimentos na Rota Bioceânica, um novo corredor de integração comercial entre o Atlântico e o Pacífico, que cruza Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. E o Pará, especialmente o município de Barcarena, pode ser um dos grandes beneficiados com o avanço dessa agenda internacional.

Rota Bioceânica: logística estratégica entre América do Sul e Ásia

A proposta da Rota Bioceânica visa reduzir custos e encurtar distâncias no transporte de mercadorias entre a América do Sul e a Ásia. O projeto tem ganhado força diante do reposicionamento geopolítico da China frente aos Estados Unidos.

VEJA MAIS:

image CDP movimenta mais de 8,3 milhões de toneladas de mercadorias no primeiro trimestre de 2025
Portos de Vila do Conde e Santarém lideram movimentação, impulsionados por exportações de soja e investimentos em infraestrutura


image Obras da rede de distribuição de gás natural para Portocem começam em Barcarena
No Porto de Vila do Conde, a usina movida a gás natural terá capacidade de gerar 1,2 gigawatts (GW), alçando Barcarena como importante polo de energia


image Porto de Vila do Conde se destaca pelo melhor desempenho histórico dos portos públicos em outubro
O porto paraense movimentou um total de 1,6 milhão de toneladas, apenas em outubro

Barcarena já se prepara para receber novos investimentos

Segundo o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, o município está se estruturando para assumir protagonismo nesse novo corredor logístico internacional.

"Esse é, sem dúvida, um tema estratégico para o Brasil e especialmente para nosso município, que já possui uma vocação logística consolidada", destacou Ogawa.

Em 2022, a prefeitura criou a Secretaria Municipal de Portos, Logística e Energia (SEPLE) para desenvolver políticas públicas voltadas ao setor.

"Essa estrutura tem nos permitido acompanhar de perto oportunidades como a da Rota Bioceânica", pontuou o prefeito.

Logística fluvial e marítima: diferencial competitivo da região

Ogawa reforça que Barcarena está pronta para contribuir com protagonismo.

"Temos consciência de que a carga busca sempre o melhor custo-benefício e o menor tempo de entrega. Rotas integradas, que utilizem a navegação fluvial e marítima, são uma alternativa inteligente e necessária."

Investimentos devem começar já em 2025

Com terminais portuários operando e uma posição estratégica entre os modais fluvial, marítimo e rodoviário, Barcarena é considerada uma das cidades mais promissoras da Amazônia em logística nacional.

"A expectativa é que esse novo corredor logístico estimule investimentos ainda em 2025, e estamos nos preparando de forma integrada para isso", afirmou o prefeito.

Ele destaca que os impactos para a população devem ser diretos: geração de empregos, atração de empresas e aumento da competitividade dos produtos locais, que já são exportados para países do Mercosul.

"Estamos articulando com diferentes esferas de governo e com o setor privado para garantir que Barcarena amplie sua infraestrutura. Isso envolve não apenas os portos, mas também o fortalecimento do setor industrial, comercial e da qualificação da nossa mão de obra", reforça Ogawa.

Articulação internacional em Brasília fortalece projeto

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, está à frente dos esforços do Governo Federal para viabilizar as chamadas Rotas de Integração Sul-Americana. Nesta quarta-feira (23), ela se reúne com o ministro da Economia do Chile, Nicolás Grau, e empresários de diversos setores, em evento realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Além das Rotas 1 e 2, que passam pelo Pará, Barcarena também integra o Quadrante Rondon, um conjunto de corredores logísticos considerados estratégicos para a integração física e comercial da América do Sul.

Barcarena alinhada com o desenvolvimento nacional

Encerrando, o prefeito Renato Ogawa reafirma o compromisso do município:

"Reiteramos nossa confiança no Governo Federal e reafirmamos que Barcarena está de portas abertas para contribuir com esse projeto grandioso de integração continental."

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA