Marketing pessoal: confira dicas de como construir uma boa imagem no trabalho

Profissional pode investir no networking e nas redes sociais para se tornar referência

Elisa Vaz

Aumentar a visibilidade profissional e construir uma boa reputação dentro do mercado de trabalho pode ser uma tarefa difícil e longa. O marketing pessoal, no entanto, é uma alternativa para acelerar esse processo – basicamente, você cria uma marca para você e vende esse conceito, fazendo com que as pessoas lembrem de você a partir daquilo, seja por meio da identidade visual ou do conteúdo gerado.

Doutor em administração, Márcio Brito Cerveira explica que o conceito do marketing pessoal surgiu nos meados do século XX, ou seja, é relativamente novo, empregado pelos profissionais liberais e empresas públicas e privadas que visam principalmente a atender necessidades mercadológicas, com o intuito de se valorizar, reinventar e evoluir constantemente para que o mercado concorrente não ganhe espaço.

De uma forma simples de se entender, o especialista afirma: “um produto que fica parado no tempo e não se atualiza sai de circulação”. O mesmo entendimento serve para as pessoas que não deixam sua zona de conforto para buscar seus objetivos. “Essa mudança de paradigma comportamental perpassa por inúmeros fatores, desde a capacitação profissional. É preciso entender que o empreendedorismo e o intraempreendedorismo, atualmente, fazem e farão parte eternamente da vida profissional; que as redes sociais são as principais portas de empregabilidade; que o networking se faz necessário em todas as áreas de nossas vidas, seja ela pessoal ou profissional; dentre outros fatores que se somam e podem fazer com que o profissional possa se destacar diante da enorme concorrência que o mercado de trabalho apresenta”.

A imagem profissional dentro e fora do trabalho, segundo Márcio, tem feito com que muitos trabalhadores tenham ascensão, assim como enormes dificuldades de se inserir ou reinserir no mercado de trabalho. O doutor em administração diz que o profissional de qualquer área do conhecimento precisa entender que a vida pessoal não é separada da vida profissional, ou seja, suas ações pessoais refletem no ambiente corporativo e vice-versa; nesse sentido, é necessário ter todo cuidado com quem se relacionar, no que falar, na forma de se comportar e na forma de se comunicar nas redes sociais.

Elas oferecem condições para que esse profissional se desenvolva por meio das inúmeras ferramentas corporativas para medir suas atuações. “Mas não podemos deixar de entender que cada rede social tem um público diferente, de gerações diferentes, de idades diferentes, de comportamentos diferentes, ou seja, precisa-se entender de inúmeras áreas do conhecimento para se tornar um profissional atrativo aos olhos do mercado de trabalho”.

Posição de destaque

Para ter uma marca pessoal forte, o trabalhador precisa se tornar um profissional forte, diz Márcio, e se destacar dentro de seu segmento. “Para isso, ele precisa aprender com os melhores profissionais, e mais uma vez esbarramos nas questões de capacitação profissional, de estar sempre atualizado e de se tornar um profissional empreendedor. Afinal, dessa forma, a empresa enxergará ele com um diferencial dentro do negócio”, avalia.

Uma das formas de se manter em alta no mercado é por meio dos contatos. A rede de relacionamentos – chamada networking – é um dos principais fatores de empregabilidade, aderências e retenção de talentos e de clientela. Márcio garante que “tudo gira em torno das pessoas e as pessoas têm aspirações, formações, entendimentos e percepções diferentes, nesse sentido, é de suma importância que entendamos sobre relacionamento”. Aliado a isso, o profissional que quer se destacar e “vender” sua marca pessoal precisa ter algumas características, como boa liderança.

Confira cinco dicas para melhorar seu marketing pessoal no trabalho:

1. Compartilhe seu conhecimento com colegas

Se você ainda não tem um público grande com quem conversar, crie sua reputação com a equipe e superiores, contribuindo com seu ponto de vista de especialista em determinado assunto. Ajude, responda às dúvidas, participe ativamente de reuniões e ofereça soluções. Com o tempo, você pode se tornar uma referência.

2. Publique conteúdos próprios para fortalecer seu marketing pessoal

Caso queira aumentar sua plateia, uma boa saída é utilizar a internet para isso. Você pode criar um blog ou site, compartilhar artigos nas redes profissionais ou fazer seus próprios vídeos – esta é uma forma de ganhar visibilidade e se tornar referência em um assunto. Para saber quais assuntos abordar, considere as perguntas que frequentemente as pessoas fazem a você.

3. Comente artigos de outros especialistas

Se escrever ou fazer vídeos não for sua intenção, você pode dedicar um tempo para comentar artigos e vídeos de outras pessoas – sempre tentando fazer comentários que tenham alguma utilidade. Comunidades especializadas são um bom lugar para começar a melhorar sua reputação e aumentar sua visibilidade. E se não tiver tempo para alimentar um canal próprio, também existe a possibilidade de contribuir com alguma publicação esporadicamente.

4. Ofereça seu conhecimento aos jornalistas

Se você não levar jeito para escrever ou fazer seus próprios vídeos, outra forma de ganhar visibilidade é se oferecer como fonte para jornalistas e produtores de conteúdo em geral, especialmente aqueles que escrevem sobre sua área de atuação.

5. Disponibilize treinamentos na sua empresa

Falar em público pode fazer com que você se torne um influenciador. Uma forma de começar esse tipo de atividade é se oferecer para fazer treinamentos dentro da sua própria empresa. Se você tiver insights que sejam úteis ao seu segmento ou se tiver um conhecimento técnico que possa ser compartilhado, compartilhe essa ideia com seu chefe ou o RH.

Fonte: Vagas.com.br

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA