CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lula estuda mudanças nas regras de uso do vale-refeição e alimentação

Proposta inclui teto para taxas, pagamento mais rápido a lojistas e portabilidade de cartão

Gabi Gutierrez
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (1º) com ministros para discutir alterações nas regras de compras com vale-refeição e vale-alimentação. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a presença dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Luiz Marinho (Trabalho).

O governo federal estuda a regulamentação do uso desses benefícios há mais de dois anos, mas o tema voltou a ganhar força no início deste ano diante da busca por medidas que possam conter a alta nos preços dos alimentos. Apesar da inflação estar mais controlada, a equipe pretende avançar com as mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

VEJA MAIS:
[[(standard.Article) Empresas de vale-alimentação e vale-refeição se manifestam sobre inquérito aberto pelo Cade]]

image Vale alimentação vai acabar? Veja as mudanças e ligue o alerta
Governo Federal estuda algumas propostas para modificar o Programa que beneficia milhões trabalhadores


image Vale-alimentação deve passar por mudanças; 288 mil trabalhadores do Pará podem ser afetados
Está sendo estudada uma reformulação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que engloba benefícios

Principais propostas

Entre as alterações estudadas pelo governo estão:

  1. Teto para taxas cobradas pelas operadoras de cartão: o limite máximo pode ficar próximo de 3,5%, enquanto hoje algumas empresas chegam a cobrar mais de 5%;
  2. Redução do prazo de repasse aos lojistas: atualmente, restaurantes e supermercados podem levar até 60 dias para receber os valores; a ideia é encurtar esse prazo e melhorar o fluxo de caixa;
  3. Portabilidade do cartão: permitir que o trabalhador troque gratuitamente de empresa operadora do benefício, estimulando a concorrência e reduzindo custos para estabelecimentos e consumidores.

Segundo integrantes do governo, a redução das taxas e a portabilidade devem facilitar a entrada de novas empresas no setor, que hoje encontram barreiras devido às regras vigentes.

Histórico da discussão

Em agosto de 2022, o Congresso aprovou uma lei que prevê a portabilidade gratuita do auxílio-alimentação, mas a regulamentação ainda enfrenta impasses entre governo e empresas.

A lei também contém dispositivos para proibir descontos na contratação de empresas fornecedoras de vale-alimentação e vale-refeição. Antes, empregadores conseguiam contratar pacotes de benefícios com desconto e, posteriormente, as operadoras repassavam o custo extra aos restaurantes e supermercados, tornando a alimentação mais cara para o trabalhador.

Em outubro do ano passado, o Ministério do Trabalho publicou uma portaria proibindo essa prática. Ainda assim, redes varejistas continuam reclamando das altas taxas cobradas pelos cartões no momento do pagamento.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA