CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Juros para aquisição de carros apresentam patamar extremamente elevado, afirma Anfavea

Produção das fábricas de automóveis perdeu ritmo pelo segundo mês seguido

Estadão Conteúdo
fonte

A direção da Anfavea, a entidade que representa as montadoras, apontou nesta segunda-feira, 7, efeitos dos juros altos no desempenho do setor. Em meio à estagnação nas vendas de veículos, a produção das fábricas de automóveis perdeu ritmo pelo segundo mês seguido, segundo balanço divulgado mais cedo pela associação, com dados relativos a junho.

Em apresentação dos resultados, o presidente da Anfavea, Igor Calvet, disse que, na esteira da elevação da Selic, os juros para aquisição de veículos chegaram a patamar extremamente elevado, com taxa no financiamento de pessoa física já em 27,6% ao ano.

image Revisão de veículos é essencial antes de pegar a estrada, alertam especialistas
Em oficinas e centros automotivos de Belém, a procura por revisões aumenta nesse período, principalmente por causa das condições climáticas que aceleram o desgaste de peças

image Clássico imortal, fusca segue conquistando gerações de apaixonados por carros
Dia mundial do fusca é celebrado neste domingo (20), e colecionadores exibem paixão pelo modelo que carrega passageiros e memórias

Conforme a Anfavea, mais de 600 vagas de trabalho foram fechadas nas montadoras nos últimos dois meses, o que, avalia a direção da entidade, pode ser reflexo da baixa da produção. "Estamos observando o dado de emprego com lupa muito grande", disse Calvet, apontando também preocupação com o impacto do avanço da inadimplência nas taxas cobradas pelos bancos.

O presidente da Anfavea salientou que a indústria precisará de um segundo semestre "muito mais forte" para manter até o fim do ano, como traçado nas projeções oficiais, o crescimento de 7,8% mostrado pela produção de janeiro a junho. As vendas a locadoras, que respondem por 28% do total, e as exportações à Argentina, principal destino dos embarques ao exterior, têm sustentado os volumes da indústria diante da queda de movimento no varejo. Mais uma vez, a Anfavea apontou que o crescimento das compras de carros está sendo "capturado" pelos veículos importados, principalmente chineses. No primeiro semestre, as vendas de veículos importados subiram 15,6%, enquanto as de nacionais tiveram alta menor, de 2,6%.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA