Governo lança crédito habitacional para agentes de segurança com juros de 6% ao ano

Taxa média será a menor disponível no mercado, garante Banpará

Abílio Dantas

O Programa Banpará de Crédito Imobiliário, do Governo do Pará, disponibiliza, a partir desta quinta-feira (23), empréstimos com juros de, no máximo, 6,45% ao ano, para agentes públicos de segurança do Estado. O parcelamento do pagamento poderá ser feito em até 35 anos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22), no Palácio do Governo, em Belém. Os servidores poderão comprar, construir ou reformar, casas/apartamentos com o menor juros do mercado.

O objetivo do programa, inicialmente, é facilitar o crédito imobiliário para integrantes da segurança pública do Estado, como as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Instituto Médico Legal e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Os servidores poderão comprar, construir ou reformar, casas e apartamentos "com o menor juros do mercado", afirma o Governo. A partir de março, o programa será estendido a todos os correntistas do banco e demais pessoas interessadas.

Em pronunciamento oficial, o governador Helder Barbalho afirmou que os servidores que já utilizaram o limite do crédito consignado não terão nenhum tipo de empecilho para também ter acesso ao crédito habitacional. “Essa é uma preocupação de muitas pessoas: ‘se eu já usei todo o crédito consignado, será que eu vou poder?’. Nós, junto ao Banpará, também pensamos nisso. Portanto, uma coisa é crédito consignado e outra é crédito habitacional, um não interferirá no procedimento para conseguir o outro. Queremos garantir que o programa poderá atender a todos”, explicou.

O governador disse ainda que a política habitacional voltada aos agentes de segurança faz parte do posicionamento que sua gestão decidiu tomar quando começou a trabalhar no dia 1º de janeiro de 2019. “Nós tínhamos dois caminhos a seguir. Continuar convivendo com o crime organizado, com o argumento de que a violência e a criminalidade são problemas de toda a federação, ou decidir enfrentar o problema, identificando os gargalos e criando soluções. Nós escolhemos o segundo caminho, tanto que o nosso primeiro ato de governo foi solicitar o envio de agentes da Guarda Nacional ao Ministério da Justiça. Decidimos também dar dignidades às nossas tropas. Como resultado, alcançamos números significativos, como a redução em 30% no número de homicídios, o que significa que resguardamos 1.200 vidas, a diminuição em 70% de assaltos em transporte coletivo, e a redução em 11% dos homicídios provocados por agentes públicos. No Pará, a máxima de que para baixar os índices de criminalidade a polícia comete mais irregularidades não se sustenta. Nós fizemos isso com inteligência e estratégia”, recordou.

Segundo Helder, a concretização do programa de crédito significa o cumprimento de um compromisso do governo com as entidades de segurança pública e seus agentes. “É preciso acabar com a cultura que temos de que o político é uma coisa em campanha e outra quando é eleito. Cumprimos com o nosso compromisso e agradeço a todos os funcionários do Banpará, toda a equipe do diretor presidente Braselino Assunção. Nós queremos que nossos agentes tenham a certeza, ao saírem de suas casas para trabalhar, que suas famílias estarão seguras, em uma habitação com condições dignas”, demarcou. O governador também aproveitou o momento para anunciar que assinará na próxima semana uma proposta de reajuste de salário para praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a ser enviada para a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

O presidente do Banpará, Braselino Assunção, classificou a solenidade como um momento histórico para o Pará, já que, para ele, dá início a um novo período de condições de vida para os servidores públicos da segurança. “A partir de amanhã (23), todos os agentes públicos da segurança pública poderão procurar as agências do banco e fazer o financiamento tanto para imóveis novos quanto para usados. Posso assegurar também que a taxa é a menor do mercado e a prestação também será a menor porque as alíquotas dos seguros obrigatórios desse financiamento também serão as menores do mercado. Então haverá facilidades para que os agentes de segurança pública consigam a tão sonhada aquisição da casa própria”, afirmou.

 Braselino Assunção também reforçou que, a partir de março, o novo serviço do Banpará será “estendido a todo mercado”. “Vamos aquecer o mercado com o crédito imobiliário do Banpará, criando empregos e gerando renda, porque a indústria da construção civil é a que mais rapidamente gera emprego. Isso, portanto, é urgente em nosso Estado, que precisa gerar mais empregos”.

O comandante geral da PM, Dilson Júnior, relatou que o governo identificou durante os primeiros dias de gestão que a maioria dos profissionais da área de segurança mora em áreas periféricas, o que pode torná-los alvos fáceis de criminosos. “Pensando nisso, o Banpará, que não trabalha com a carteira imobiliária, se credenciou junto ao Banco Central e passou o último ano atualizando sistemas para poder agora, a partir de janeiro, iniciar o financiamento habitacional”, assegura.

Benefícios:

1. Financiamento para aquisição de imóveis novos ou usados, localizados em região urbana.
2. Portabilidade de financiamento de aquisição de imóveis de outra instituição financeira.

Valor do imóvel: de R$ 80 mil a 5,5 milhões
Indexadores: TR e IPCA (diferencial, pois só a Caixa está efetivamente oferecendo a linha com IPCA)
Taxa de juros nominal: a partir de 3,51% ao ano (0,29 a.m) + IPCA, ou, a partir de 6,45 a.a. (0,54 a.m) + TR, para quem possui relacionamento com o Banpará
Prazo: até 35 anos

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA