CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

G20 Turismo: segundo dia de evento em Belém tem abertura oficial e realização de fóruns

A agenda desta sexta-feira (20) contou com a presença dos ministros do Turismo, Celso Sabino, e das Cidades, Jader Filho

Elisa Vaz
fonte

O segundo dia de agenda do G20 Turismo em Belém, que reúne ministros do mundo todo para debater propostas e investimentos no setor, contou com a realização de fóruns nesta sexta-feira (20), além da cerimônia oficial de abertura do evento, que segue até este sábado (21). Os temas dos fóruns incluem sustentabilidade, parceria entre os setores público e privado e o turismo gastronômico, e a programação iniciou por volta das 10h, com a presença de representantes nacionais e internacionais do setor.

Ministro do Turismo do governo federal, Celso Sabino esteve presente na abertura oficial do evento e destacou que a agenda começou no início do ano, com a presidência do Brasil no G20, e agora será encerrada com a discussão do texto final sobre o projeto de sustentabilidade relacionado com o turismo.

“Tivemos a oportunidade de discutir com o nosso time técnico, do Ministério do Turismo dos 20 países que fazem parte do G20 temas como sustentabilidade, captação de investimento e qualificação profissional. Estamos muito felizes por estarmos encerrando um ciclo desta presidência com muito sucesso, propostas inovadoras e realizações que vão ajudar todo o planeta a se desenvolver melhor”, pontuou.

VEJA MAIS

image Reunião técnica do G20 Turismo começa em Belém nesta quinta; evento segue até sábado
Grupo deve construir propostas para o setor que serão entregues na reunião da Cúpula de Líderes, em novembro, no Rio de Janeiro

image Jornalista da CNN fala da importância do turismo gastronômico em Belém como legado para a COP30
Daniela Filomeno, apresentadora do programa CNN Viagem e Gastronomia, que media um painel no G20 Turismo, fala sobre o papel da gastronomia como uma força cultural e econômica fundamental para atrair viajantes para a capital paraense

Agenda ambiental

Em sua fala, ele citou ainda a preocupação com o meio ambiente. Segundo Sabino, todos estão preocupados com a manutenção dos recursos naturais, das florestas e dos rios, e por isso é “muito oportuna” a realização do encontro na capital paraense. O ministro ainda disse que todos precisam dar suporte e atenção à preservação ambiental, além de gerar oportunidades. Para ele, não existe melhor forma de gerar oportunidades que não seja através do turismo e do ecoturismo sustentável.

O ministro das Cidades do governo federal, Jader Filho, que também esteve na abertura nesta sexta-feira (20), reafirmou a honra de sediar a programação e disse que o encontro do G20 e a futura realização da COP 30 na capital paraense representam oportunidades únicas de demonstrar o compromisso do Brasil com os desafios globais que o mundo enfrenta, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade e ao desenvolvimento urbano.

“O turismo se apresenta como um dos principais componentes de uma política de economia florestal, que alia preservação ambiental com desenvolvimento local de forma sustentável. Em novembro, terei a missão, ao lado de Waldez Góes, de conduzir a reunião ministerial do Grupo de Trabalho (GT) sobre a redução de risco e desastres. O Brasil está propondo o aprofundamento das ações de alto impacto para mitigação e preservação de risco”, detalhou o ministro.

Governo do Pará

Já a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, ressaltou que o encontro do G20 Turismo em Belém marca uma etapa “fundamental” nas discussões sobre o futuro do turismo, que movimenta economias e carrega a responsabilidade de preservar os recursos naturais e culturais. Ela considera o espaço de debate “valioso”, que possibilita uma colaboração sobre os desafios e as oportunidades que surgem no turismo global.

“São dias de inovação e planejamento para o futuro, onde o turismo possa crescer em harmonia com a sustentabilidade. A capital paraense, que sediará a COP 30 em 2025, estará no centro das atenções globais, demonstrando compromisso pelo desenvolvimento sustentável. Desde o anúncio de Belém como sede, temos trabalhado incansavelmente para receber este grande evento e também melhorar a qualidade de vida do nosso povo paraense”, mencionou.

Quem também está participando do G20 Turismo em Belém é o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Turismo, Zurab Pololikashvili; a presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Julia Simpson; e o presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Ahmed Al Khateeb. O evento continua neste sábado (21), com a apresentação de alguns resultados alcançados durante o encontro.

Para Al Khateeb, que celebrou a vinda ao país, especialmente em Belém, “o Brasil tem um potencial incrível para o turismo, e o trabalho da unidade no país envolverá o planejamento e a implementação de ações no sentido de aprimorar a qualificação profissional”, aponta. Ele defende, entre outras iniciativas, “a promoção internacional, a atração de investimentos e a realização de pesquisas e eventos na região”.

Turismo e gastronomia

Durante a tarde, a programação desta sexta-feira levantou o debate “Cozinha Global e Turismo Gastronômico”, onde representantes do segmento no sul global falaram sobre a relação de cooperação entre o turismo e a gastronomia. Nesse painel, o paraense Saulo Jennings, proprietário do restaurante “Casa de Saulo”, em Belém, reforçou o papel do turismo na vida e no sustento dos profissionais que lidam com a gastronomia. Ele narra como o turismo gastronômico o salvou após ficar desempregado, e comemora que a valorização dos produtos locais, desejando que tenham ainda mais visibilidade.

“Mais do que esse os valores, o impacto de vidas, de pessoas que se sentem vivas, e que podem viver, mas também chegar a um estágio grande, hoje, 15 anos depois de eu sozinho começar a cozinhar, esse foi o maior impacto”, celebra sobre o crescimento do seu negócio e do segmento na cidade.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA