Feira da Mulher Empreendedora chega à 9ª edição com expansão de negócios e atrações culturais
O evento ocorre na sede da Igreja Primeiro Amor, na José Bonifácio, em Belém, das 9h às 22h, com entrada gratuita
A Feira da Mulher Empreendedora chega nesta sexta (12) e sábado (13) à sua nona edição, celebrando uma trajetória marcada pelo crescimento dos negócios liderados por mulheres e pela entrada de muitas delas no mercado formal. O evento ocorre na sede da Igreja Primeiro Amor, na José Bonifácio, em Belém, das 9h às 22h, com entrada gratuita e estacionamento liberado.
Realizada duas vezes ao ano — em maio, alusiva ao Dia das Mães, e em dezembro, no clima natalino — a Feira tem se consolidado como um espaço de fortalecimento econômico e de visibilidade para empreendedoras paraenses. Algumas participantes vivenciaram avanços significativos, especialmente após ampliarem conhecimento técnico, aperfeiçoarem produtos e firmarem parcerias com grandes empresas, órgãos governamentais e até exportações, impulsionadas pela movimentação da COP 30, realizada em novembro.
A programação reúne negócios de segmentos variados, como gastronomia paraense, artesanato, roupas, calçados, perfumaria, artigos natalinos, decoração, saúde e bem-estar. Uma praça de alimentação com comidas típicas e um espaço infantil garantem a experiência completa para visitantes de todas as idades.
Além da área de vendas, a Feira também oferece atrações culturais, com apresentações de violoncelistas, Ballet infantil, Banda Renovo Som, Louva Brasil, Tochas do Centenário e show da cantora Lenne Bandeira, que faz a abertura do evento.
A capacitação é outro pilar importante. Contadores vão orientar as participantes sobre a importância da formalização como MEI para acesso a crédito e outros benefícios. A advogada Carol Costa ministrará uma palestra sobre direitos das mulheres, integrando as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Já a jornalista Daniele Filgueiras conversa com o público no sábado, às 10h30, sobre o cenário pós-COP 30.
Oficinas práticas também fazem parte da programação. A artesã Ana Paula Furtado conduz uma oficina de arte floral, enquanto a chef Narinha Tabosa apresenta uma aula show, às 15h de sábado, ensinando uma sobremesa gelada para a ceia natalina.
Nesta edição, empreendedoras de Abaetetuba participam pela primeira vez, levando mel, andiroba e doces produzidos diretamente dos quintais das produtoras, como relata a expositora Sônia da Silva, do Sítio Paramajó. Para a coordenação do evento, representada por Iolanda Lopes, a expansão territorial é motivo de comemoração. “É lindo perceber que a Feira da Mulher Empreendedora está ultrapassando as fronteiras da capital e chegando a outras regiões”, afirma.
Além disso, consultas oftalmológicas serão oferecidas no local ao preço simbólico de R$ 30, com possibilidade de adquirir óculos na própria Feira.
Para muitas participantes, o evento tem sido um divisor de águas. É o caso de Angélica Castro, que produz biscoitos amanteigados personalizados. “Estou participando pela segunda vez, mas a exposição do meu trabalho me abriu portas extraordinárias. Meus produtos foram comercializados no estado durante a Feira do Livro”, comemora.
Criada durante a pandemia, quando mulheres da comunidade da Igreja Primeiro Amor passaram a divulgar entre si os próprios produtos, a Feira cresceu, profissionalizou-se e hoje ajuda a descobrir talentos, gerar renda e impulsionar sonhos. Na edição natalina, o público poderá encontrar desde presentes prontos até itens personalizados feitos na hora, com preços acessíveis e descontos especiais.
Feira da Mulher Empreendedora
- Local: Igreja Primeiro Amor — José Bonifácio, 690, próximo ao Mercado de São Brás
- Data: 12 (sexta) e 13 (sábado) de dezembro
- Horário: 9h às 22h
- Entrada: Gratuita
- Estacionamento: Gratuito
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA