CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Evento discute futuro da mineração no Pará

Talk show comemorou 10 anos da Casa da Mineração nesta quinta-feira (27)

Daleth Oliveira
fonte

O futuro do setor mineral do Pará foi assunto do evento que comemorou os 10 anos da Casa da Mineração nesta quinta-feira (27). O evento em formato de talk show foi uma realização do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) e do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Mediada pela jornalista Jalilia Messias, participaram da roda de conversa o presidente do Simineral Guido Germani, o diretor-presidente do Ibram Raul Jungmann, o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) José Fernando Gomes e a presidente da Associação Comercial do Pará Elizabete Grunvald.

Para Raul Jungmann, os 10 anos da Casa da Mineração são um dos marcos históricos da indústria da mineração exercida no Pará e na Amazônia. “Nesta década, ela tem deixado à sociedade os benefícios da promoção de um dos principais setores econômicos que é a mineração, atuando em defesa dos interesses do setor, gerando emprego, renda e desenvolvimento sustentável. Ela é importante por ser um espaço de debate de boas práticas de governo ambiental, que hoje é nossa maior preocupação. Não há futuro sem sustentabilidade”, declarou o presidente da Ibram.

image O presidente da Ibram Raul Jungmann celebrou os 10 anos da Casa da Mineração (Filipe Bispo / O Liberal)

O diretor da Ibram disse ainda que reconhece as dificuldades de desenvolver o setor em um contexto de crise econômica mundial, com os países se recuperando da pandemia da covid-19 enquanto sofrem as consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia. Entretanto, o Pará deve vencer esse cenário com a exploração mineral.

“Nos próximos anos, ainda devemos viver com inflação crônica, com redução da globalização, ou seja, com as potências cada vez mais afastadas. Definitivamente o mundo não está fácil. Mas podemos superar. A mineração pode nos tirar desse lugar e sem dúvidas, o futuro da mineração passa pelo Pará. Mas esse futuro é um futuro sustentável com boas práticas ambientais e sociais”, avaliou Raul.

Guido Germani também foi otimista quanto ao futuro da mineração no Pará. “Mesmo com a crise mundial, vemos que o nosso Estado tem uma dinâmica própria. Aqui temos muita reserva, projetos em expansão, outros ainda prospectados mas que serão realizados em outro momento. Não tenho dúvida que futuramente vamos nos consolidar como uma das províncias minerais mais importantes do planeta”, disse o presidente do Simineral.

Em sua fala, o secretário da Sedeme pontuou que as novas ferrovias do Pará devem impulsionar o crescimento do setor para além da exportação. “Por acreditar nisso, o Governo tem se esforçado para acelerar a implantação da ferrovia em Barcarena, que já está em processo de licenciamento na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Nossa meta é ainda no primeiro trimestre de 2023 avançar com audiências públicas, ouvindo as reivindicações da sociedade para viabilizamos da melhor forma possível esse projeto que será tão importante para a economia do Pará”, afirmou José Fernando Gomes.

A presidente da Associação Comercial do Pará acredita que o futuro do Pará é apenas um: o crescimento econômico. “Nosso Estado só tem dois caminhos: crescer mais ou crescer menos. Mas nós vamos crescer de todo jeito. E para isso, nós não podemos descartar o fato de que a mineração é primordial para nós. Ela impacta todos os setores comerciais e econômicos”, considerou Elizabete Grunvald.

Exposibram

Além de discutir sobre as políticas públicas necessárias na retomada do crescimento socioeconômico sustentável do Brasil, a organização aproveitou o momento para fazer o lançamento oficial da Exposibram, que em 2023 será realizada no estado do Pará, programada para ocorrer em agosto.

Considerada um dos mais relevantes eventos de mineração da América Latina, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) é realizada anualmente pelo IBRAM, com o patrocínio de grandes empresas e participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral. A feira internacional é a maior vitrine para as companhias gerarem negócios. Já o congresso debate cenários e revela as tendências do segmento.

“A sustentabilidade é a pauta do futuro e é isso que nós vamos discutir ano que vem nesse grande encontro internacional que será centralizado aqui em Belém. Será um grande evento para debatermos o futuro da Amazônia, a sua bioeconomia e a mineração sustentável”, informou Raul Jungmann.

Casa da Mineração

Inaugurada em 2012, a Casa da Mineração completou, em agosto de 2022, 10 anos. Localizada no centro de Belém, o local é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que tem como missão ser um acervo completo de informações sobre a mineração no estado e no país. O espaço também funciona como um palco de articulações com autoridades e técnicos, além de servir de local para tomadas de decisão, iniciativas de programas, projetos, políticas e ações relacionadas à atividade.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA