Distribuidoras de água de Belém apostam em promoções para vendas do Círio

Preços podem chegar a ter redução de até 15%. Estratégia atrai promesseiros e esvazia estoque de lojas

Camila Azevedo
fonte

As vendas de garrafas e copos de água para distribuição de promesseiros durante o Círio 2024 já começaram a aquecer os mercados de Belém. Faltando menos de duas semanas para a festa religiosa, a aposta dos empreendedores é em promoções, com preços que podem chegar a uma redução de até 15%. A estratégia tem dado certo e alguns estabelecimentos optaram por fazer uma pré-venda para organizar melhor as demandas e pedidos.

Esse foi o caso da distribuidora em que Gilma Teixeira é responsável. Em 2023, o número de clientes foi muito grande para atender em pouco tempo: a loja começou as vendas de garrafinhas de água na semana do Círio e não conseguiu atender a todos. “O estoque que a gente tinha em todas as [quatro] lojas terminou”, diz. “Esse ano, fizemos a pré-venda. A demanda aumenta a cada ano, a gente sente. Geralmente, vendemos muito na véspera [do Círio]. A semana que vem é a que mais vendemos. As pessoas passam e vamos entregando”.

image “Fizemos uma promoção para dar uma chamada melhor nas vendas. O período que a gente mais vende é esse”, diz a responsável pela loja (Foto: Carmem Helena / O Liberal)

Somente no primeiro dia de pré-venda, a distribuidora recebeu 100 pedidos. “Anunciamos nas redes sociais da loja e os clientes fazem a encomenda, efetuam o pagamento e marcamos juntos para fazer a entrega”, explica Gilma. A loja fica localizada em um ponto estratégico: bem ao lado da igreja símbolo da festa religiosa, na avenida Generalíssimo Deodoro. “Fizemos uma promoção para dar uma chamada melhor nas vendas. O período que a gente mais vende é esse”, completa.

Preparativos

Cerca de quatro a três meses antes do Círio, a rede de supermercado a qual Fábio Rodrigues é gerente entra em preparação. Ele conta que tudo é pensado para o aumento das vendas de água para a festividade. “A gente sabe que o consumo cresce muito esse ano, em especial, a gente tem o período eleitoral que antecede a festividade. Então, com muitos comícios, com muita gente fazendo divulgação da campanha eleitoral nas ruas, o consumo da água mineral acaba crescendo também”.

Fábio pontua, ainda, que a preparação do estabelecimento envolve negociação com as indústrias fornecedoras. “A gente tem toda uma estrutura comercial que se antecipa a esse evento. Quando se chega mais próximo desse período do Círio, da festividade, as vendas aumentam em cerca de 50%. A água mineral, hoje, a média dela no mercado está em torno de R$ 0,43 o copinho. Nós, com a força e a expressão que temos de venda, conseguimos fazer uma redução de 15% nesse valor médio”, diz o gerente.

Devota dobra meta de compra de água a cada ano

Há dois anos, Aline Galvão, fonoaudióloga e proprietária de uma clínica de Belém, compra copos de água para distribuição durante o Círio. Em 2023, foram mil unidades do item. “Essas mil me saíram muito aquém ao que eu tinha orçado para isso. Então, pensei nesse ano em dar R$ 1 mil em água. Não cheguei a cotar valores. Sei que, em outubro, eu pego esse valor e o disponibilizo para Nossa Senhora. Ano que vem, provavelmente, eu vou aumentar essa meta”, destaca.

image "Em outubro, eu pego esse valor e o disponibilizo para Nossa Senhora. Ano que vem, provavelmente, eu vou aumentar essa meta”, afirma Aline Galvão. (Foto: Carmem Helena / O Liberal)

Ao todo, foram 2.016 unidades de copos d’água comprados. Aline faz a entrega junto ao colégio que o filho de 8 anos estuda, na avenida Nazaré - a criança, inclusive, é o motivo dos agradecimentos da devota à Nossa Senhora. “Digo que já nem estou mais pagando promessa. Estou agradecendo. O meu amor por Nossa Senhora já é muito antigo e dentre todos os pedidos que eu fiz para ela, nenhum não foi atendido. Mas, para mim, o mais especial foi quando eu pedi o meu filho. Eu pedi meu filho e ela me deu, nem foi do jeito que eu pedi, foi muito melhor. A cada ano eu faço um agradecimento”, conclui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA