Planejamento diário é essencial para estudantes de concursos

Especialista orienta pessoas que estão estudando para provas durante isolamento social

Redação Integrada

A pandemia do novo coronavírus tem provocado mudanças no cotidiano de pessoas ao redor do mundo, por conta do isolamento social para a não propagação da covid-19. Além de vários trabalhadores estarem em sistema de home office, quem estuda para concursos e processos seletivos também precisa se adaptar à nova rotina.

Como muitas seleções estão sendo adiadas até que a situação da pandemia seja amenizada, os concurseiros têm mais tempo para concluir o conteúdo programático. De acordo com a especialista Juliana Marques, professora de pedagogia, comunicação social e língua portuguesa, para concluir os estudos no tempo correto, o primeiro passo é criar um planejamento diário, estabelecendo metas.

"Além de dar aula para quem vai fazer concurso, eu estudo com essa finalidade, e gosto de estudar de seis a oito horas por dia. Tem gente que trabalha o dia todo e só tem três ou quatro horas para estudar. Nos dois casos, o importante é criar metas diárias, por exemplo: até o final do meu estudo eu já quero ter aprendido cinco conteúdos exigidos no edital. Aí, você precisa cumprir essa meta. Se não conseguir estudar tudo hoje, amanhã você compensa e estuda mais do que deveria, porque são muitas matérias exigidas nos concursos, não podemos relaxar ou postergar", orientou.

Como as disciplinas de legislação e língua portuguesa são as que sempre são cobradas nos concursos, Marques disse que o estudante pode focar nessas, mas sem esquecer das restantes. Com o adiamento dos concursos, as pessoas terão mais tempo para estudar, mas, nem por isso, segundo ela, a rotina deve ser mais tranquila. "Nunca podemos estudar menos, são muitos concorrentes. Em vez de diminuir a carga horária de estudo por dia, você pode focar em outras coisas. Por exemplo, se você estuda por videoaulas, use o tempo restante para exercitar. E, se acabar todo o conteúdo programático bem antes do prazo, continue exercitando", indicou a professora.

Além disso, para se ter uma rotina agradável de estudos, é importante ter um ambiente adequado para isso em casa. Assim como em um home office, o ideal é ter um espaço dedicado apenas para essa finalidade, que seja organizado, limpo, arejado e calmo, sem barulhos. Segundo a especialista, ter essa organização ajuda a pessoa a se concentra nos estudos, sem distrações. Também é importante fazer pequenos intervalos a cada duas horas, para ir ao banheiro, esticar as pernas, beber água e distrair a mente com vídeos ou músicas. "No geral, a dica mais importante é ter uma metodologia, não ficar estudando apenas uma matéria, e dividir o tempo entre todas as disciplinas, que são muitas", disse Marques.

Concurso e Emprego
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS CONCURSO E EMPREGO