CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Comércio paraense mantém tendência de crescimento

Setembro confirmou a variação positiva já levantada no mês de agosto, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio realizada pelo IBGE

Evandro Flexa

A receita de revenda do comércio varejista paraense registrou variação de 1,9% em setembro, segundo os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com este resultado, o índice manteve o viés de alta apurado em agosto, quando fechou com variação de 2,2%. Os números do comércio no Pará acompanharam os indicadores positivos do Brasil e de 21 das 27 Unidades da Federação pesquisadas. Dentre os estados do Norte, o comércio varejista paraense foi o segundo que mais cresceu, ficando atrás apenas de Rondônia (6,3%).

As atividades que impactaram para esse indicador positivo foram “outros artigos de uso pessoal e doméstico”, em particular os artigos vendidos em lojas de departamento e, “hipermercados e supermercados”, no qual destacam-se produtos alimentícios. O crescimento registrado em setembro pode ter sido causado pelas mudanças no comportamento de consumo da população paraense com a proximidade do Círio de Nazaré.

Na comparação com o mesmo de setembro do ano passado, o resultado também é positivo, com o Pará registrando um volume de vendas de 5,2%, ocupando a 14ª posição no conjunto das 16 Unidades da Federação que registraram desempenho positivo.

No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de “veículos, motos, partes e peças e de Material de construção”, o volume de vendas do comércio paraense mostrou variação de 1,9%. Em comparação com setembro do ano passado, o indicador possui variação positiva, com registro de 7,7%,o que possibilita ao Pará ocupar a 7ª posição em relação aos demais estados com resultado positivo. A revenda de veículos novos foi a responsável pelo desempenho positivo no comércio varejista ampliado, em ambos os indicadores.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA