Com influência da agropecuária, PIB do Brasil cai 3% de abril para maio, mostra FGV

O fim dos principais meses de colheita da soja foi uma das maiores influências no recuo da atividade econômica brasileira

O Liberal
fonte

Uma queda de 3% foi registrada em maio, na comparação com abril, no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, ou seja, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país naquele mês. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (19) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

VEJA MAIS:

image Agro puxa crescimento econômico e PIB tem alta de 1,9% no 1º trimestre de 2023
Crescimento da Agropecuária foi 21,6%, maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996. Os dados são do IBGE

image China terá a 3ª menor taxa de crescimento desde a década de 1990
Agência de risco projeta alta de 5,2% no PIB chinês

O fim dos principais meses de colheita da soja foi uma das maiores influências no recuo da atividade econômica brasileira, segundo a coordenadora do estudo, Juliana Trece. Como o crescimento do PIB nos primeiros meses foi puxado pela produção do grão, o fim da colheita provocou um recuo no indicador em maio.

Mas, mesmo que o maior responsável pela queda tenha sido a agropecuária, Juliana diz que houve recuos também nos setores da indústria e dos serviços, influenciados pelos juros elevados.

Fazendo relação com maio do ano passado, por outro lado, a economia cresceu 1,8%. Também houve alta de 3,5% na comparação do trimestre encerrado em maio deste ano com o mesmo período de 2022. Uma das influências, nesse último caso, é o consumo das famílias, que cresceu 2,9%, e as exportações, que avançaram 17,2%. 

Oficialmente, o PIB é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado trimestralmente. Segundo o último Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na última segunda-feira (17), a economia brasileira deve crescer 2,24% neste ano.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA