Cartão de crédito pode ser armadilha; saiba como evitar dívidas
No território paraense, segundo a Fecomércio, o cartão de crédito representa o maior percentual de dívidas

O cartão de crédito tem uma grande importância nas finanças dos brasileiros. Quase metade dos consumidores (47%) tem quatro cartões de crédito ou mais, segundo pesquisa do Serasa, sendo que 29% têm pelo menos cinco.
VEJA MAIS
Só que isso acende um alerta sobre a inadimplência. No território paraense, por exemplo, o cartão de crédito representa o maior percentual de dívidas, segundo a Federação do Comércio do Pará (Fecomércio-PA). Por isso O Liberal dá algumas dicas de quais cuidados ter com essa modalidade.
Como não se endividar usando cartão de crédito
- Opte sempre pelos cartões que não têm anuidade. Hoje eles fazem parte das novas opções no mercado.
- Conheça todas as taxas que são cobradas para ter o cartão de crédito. Há casos em que a isenção de anuidade é limitada a um período.
- Faça uma tabela digital, em um aplicativo, ou use uma anotação em papel para controlar quanto você gasta no cartão por mês.
- Na hora de pedir um cartão de crédito, não use apenas as informações oferecidas pela empresa, busque outras. Isso pode evitar problemas futuros.
- Os aumentos constantes de limite do cartão podem ser uma armadilha, porque dá a ideia de que você tem mais dinheiro do que realmente tem. Se não souber lidar com esse limite maior, peça para o banco reduzir para você.
- Opte por usar o cartão apenas para compras necessárias, porque se exagerar pode consumir muito da sua renda mensal, ou até ficar endividado.
VEJA MAIS
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA