CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alta temporada: saiba como economizar nas viagens de Carnaval

Se planejar com antecedência e pesquisar preços são algumas dicas para não extrapolar e evitar despesas desnecessárias

Elisa Vaz
fonte

Festividade tradicional do calendário brasileiro, o Carnaval pode ser uma oportunidade para muitos viajarem. Seja com o objetivo de curtir a folia ou apenas descansar, boa parte dos paraenses deve se dirigir a balneários locais ou mesmo sair do Estado no final de semana que vem, de feriado prolongado por causa do evento. No entanto, os turistas devem estar atentos aos preços desse período, que tem alta temporada em muitos destinos, principalmente onde há praias, lagos e passeios.

VEJA MAIS:

image Transporte rodoviário fica 31% mais caro; Belém teve a maior alta
Além da alta do combustível, a desvalorização do real também tem pressionado o preço das passagens

image Viagem de carro: saiba o que checar na revisão do veículo para 'pegar' a estrada no ano novo
É necessário ter atenção com a parte elétrica, pneus e iluminação do veículo; medidas preventivas evitam acidentes e garantem economia

image Viagem segura: saiba quais itens precisam de atenção antes de colocar o carro na estrada
O Liberal separou uma lista de dicas para que os motoristas fiquem atentos antes de viajarem de carro

Em todo o país, por exemplo, uma pesquisa do Google mostra que apenas um terço dos brasileiros (33%) disse que não vai viajar durante a pausa do Carnaval. Dos entrevistados que vão viajar, 40% afirmaram que pretendem gastar menos neste ano, na comparação com 2022, principalmente porque estão cautelosos com as finanças (17%) ou porque a situação econômica piorou (12%).

O economista Rafael Boulhosa explica que alguns locais têm o elemento inflacionário, que deve ser levado em consideração pelos consumidores. "O que acontece é que as pessoas se deslocam muito para essas cidades populares, e isso gera um aumento de demanda desproporcional à oferta, então os preços sobem. Ao ter essa consciência, o turista deve procurar lugares em que isso não aconteça de maneira tão forte. Ninguém pensa, por exemplo, em Gramado como uma cidade carnavalesca. A ideia é procurar, justamente, locais que fujam um pouco disso - é o que vai permitir não ter despesas tão elevadas", orienta.

VEJA MAIS:

image Lista com os 10 destinos mais buscados para as férias de 2023 tem 7 cidades nordestinas
A lista é baseada nas buscas por hospedagem para as férias de janeiro de 2023; Além das cidades do Nordeste, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Gramado completam o ranking

image Vai viajar? Fique atento aos cuidados com a segurança de casa
Especialista orienta como evitar roubos e incêndios na época do carnaval

image Terminal Hidroviário de Belém espera 18 mil usuários nos dias de folia
Os municípios da ilha do Marajó devem ser os destinos mais procurados no carnaval paraense

image Foliões precisam estar atentos para evitar cair em golpes durante o Carnaval
Especialista dá dicas para que o brincante possa se proteger e não ter dor de cabeça na folia 

Planejar e pesquisar devem estar entre as prioridades para garantir bons preços em uma viagem. Caso o turista não tenha decidido ainda qual será o local de destino, o indicado é buscar os valores para várias cidades, a fim de avaliar o que sai mais em conta. Trabalhar com antecedência, na faixa de seis a sete meses antes da viagem, também pode ajudar muito a aliviar os gastos, principalmente com as opções de hospedagem.

"Primeiro pesquisar o local, depois os custos nesse destino. No caso da hospedagem, uma dica é escolher um espaço mais simples, se você vai passar o mínimo de tempo possível, só para dormir. Agora, se o hotel faz parte do seu ambiente de férias e você vai passar mais tempo nele, vale a pena pagar um pouco mais de acordo com o que ele oferece".

Outra indicação de Rafael é partir para o tradicional e, quando não encontrar promoções na internet, buscar agências de viagem e verificar se elas têm pacotes específicos para essa data. Basta indicar o destino, a faixa de preço e quantos dias irá passar na viagem, e a empresa será responsável por rastrear aquele serviço, que pode até incluir o aluguel de carro na cidade.

Estabelecer um limite de despesas também é essencial para quem vai curtir a folia em outra cidade ou usar o feriado prolongado para passear e descansar. A primeira coisa a se fazer, segundo o economista, é entender suas limitações e saber o máximo que pode gastar com esse lazer. "Mesmo que você esteja razoavelmente bem, pense em economizar, porque aquela sobra pode permitir até fazer um ‘plus’ durante a viagem. Se programando, você pode ficar em um hotel melhor, alugar um carro melhor, ir em restaurantes melhores. Nunca deixe de pensar pela ótica da economia", argumenta Rafael Boulhosa.

Cuidados

Quem vai aproveitar a folga para descansar é o médico Bernardo Martins, de 26 anos, que vai passar oito dias em destinos como Recife e cidades praianas por perto: Maragogi e São Miguel dos Milagres. Ele começou a programar o passeio em setembro do ano passado e, mesmo sendo em alta temporada, conseguiu economizar. "Como tentei conciliar com minhas férias, o único período para viajar seria em alta temporada, então tentei ao máximo reduzir os valores dos serviços de que iria precisar, entre eles passagens e hospedagens, principalmente", conta.

A estratégia de Bernardo para baratear suas viagens é usar milhas, não somente para as passagens, mas também na hospedagem. Até o aluguel do carro para o período foi feito por meio das milhas. "Para economizar um pouco na locomoção, aluguei um carro para ficar toda a viagem. E consegui uma oportunidade de passagem: compre uma e ganhe outra grátis. Mesmo com preço alto, saiu em conta considerando ser alta temporada. Vou com a minha namorada, e dessa vez estamos indo para aproveitar só as praias, vamos deixar as festas de Carnaval para uma próxima oportunidade", afirma. Alguns passeios foram contratados ainda no ano passado, com antecedência, para evitar os preços mais altos do início do novo ano.

O médico também optou por estabelecer limites de gastos, o que ele considera necessário para não ter surpresas no fim da viagem. Mesmo que, às vezes, essas despesas superam o que foi pensado, ele acha que não será tanto a ponto de comprometer o orçamento. Bernardo já tem gastos estimados com alimentação, combustível e presentes que pretende trazer de lá.

Confira dicas de como economizar na viagem de Carnaval

  • Evitar locais que estejam em alta temporada e cidades carnavalescas, se for apenas descansar

  • Planejar o destino da viagem e quantos dias irá durar o passeio
  • Pesquisar preços com muita antecedência após essa decisão
  • Tentar garantir passagens, hospedagens e passeios meses antes da data, para economizar
  • Estabelecer um limite de gastos durante o período da viagem
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA