'X-Pocs': a combinação bem humorada do pajubá com a cultura geek

Os integrantes dos vídeos bem humorados que ganharam a internet contam a história por trás das produções

Lucas Costa

Um grupo de amigos decidiu combinar a paixão pelos personagens superpoderosos dos quadrinhos a linguagem bem humorada do pajubá, e foi dessa forma que surgiram os “X-Pocs”.

Na série de vídeos feitos para internet, os personagens da franquia “X-Men” ganham novos nomes. Tempestade é Faísca, e Jean Grey tem o sobrenome trocado para Gay; isso tudo em um vídeo com menos de um minuto cheio de diálogos divertidos e carregado de efeitos especiais que ganharam o público de primeira.

Confira a trajetória dos "X-Pocs" no #LIBCULT:

Adder Santos é responsável por grande parte do trabalho. É ele quem filma, edita e roteiriza os vídeos. Ele conta que ideia nasceu quando o grupo de amigos produzia pool parties (festas com piscina), e resolveram fazer um vídeo de divulgação para um delas.

“Fizemos um vídeo de convite, com efeitos especiais. Decidimos que teria a Tempestade e a Jean Grey, mas no roteiro não tínhamos definido como seriam os nomes; então Faísca e Jean Gay saíram na hora. Nós postamos o vídeo no Facebook, e no dia seguinte tinha milhares de visualizações, e também havia sido compartilhado por páginas com grande público”, relembra Adder.

O sucesso das personagens Faísca e Jean Gay motivou o grupo a continuar a produção, que atualmente soma 15 episódios divididos em três temporadas, todos disponíveis no YouTube. Na última semana o primeiro vídeo completou um ano de sua publicação, somando atualmente mais de 19 mil visualizações. Confira:

O sucesso espontâneo também fez com que as produções seguintes fossem mais elaboradas. A história ganhou mais personagens, como a Prof Velha (Prof Xavier), Pockerine (Wolverine), Chupona (Vampira) e Cipoc (Ciclope); além de uma abertura inspirada na do desenho animado “X-Men: Evolution”.

Os episódios chegaram a ganhar personagens até de outras franquias, como Harry Potter e Dragon Ball. A linguagem é sempre carregada de expressões do pajubá - dialeto criado por integrantes da comunidade LGBTQI. A palavra “poc”, inclusive, faz parte desse dialeto, fazendo alusão a algo de baixo orçamento.

“Vem dessa coisa de não ter muito investimento. Tanto que os vídeos são todos gravados com câmera de celular, com a luz em uma extensão. A gente já viu outras produções que o pessoal usa outros equipamentos profissionais, mas o nosso é dessa forma. Por isso é poc”, explica Sara Travassos, que interpreta Pani Kity na série.

Tanto a fanpage do Facebook quanto o canal do YouTube foram batizados de “Universo Poc”, isso porque além do “X-Pocs”, o grupo de amigos também produz outras séries de vídeos, como "Harry Poc”, “Mortal Kombatchy” e “Dragon Poc”.

“A gente fazia paródia do X-Men, só que envolvia bordões de outros lugares, com os da Leona Vingativa, do Glitter; ao mesmo tempo em que também queríamos trazer Naruto. Era tudo misturado, então achamos que ficaria muito preso aos X-Men se o nome do canal fosse apenas X-Pocs”, explica Breno Monteiro, que dá vida à famosa personagem Faísca.

Os “X-Pocs” são formados por um grupo de sete amigos, que interpretam diversos personagens nos vídeos. Fabrício Morales é outro que tem diversas funções na produção dos "X-Pocs". Ele é figurinista profissionalmente, e também responsável por esse setor nos vídeos. “No início as roupas eram retalhos do atelier, amarrados; os cabelos eram camisas na cabeça porque não tinha peruca. Mas agora eu estou começando a costurar também”, conta ele.

Fabrício também interpreta uma série de personagens. Ele é quem dá vida a Chupona, uma das mais queridas pelos fãs; além da Velha. Fabrício adianta que o grupo prepara uma nova temporada, e desta vez o público pode esperar muitas novidades e personagens novos.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!