CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vivência marajoara toma o palco no espetáculo 'Forte como um búfalo'

Produção do grupo de teatro 'Os Varisteiros' marca a inauguração do Espaço São Folhas - Casa de Arte e Paisagismo

Ana Carolina Matos
fonte

A partir desta sexta-feira, 21, entra em cartaz o espetáculo “Forte como um Búfalo”, do grupo de teatro “Os Varisteiros”. A temporada será realizada no Espaço São Folhas - Casa de Arte e Paisagismo, que abre as portas ao público pela primeira vez na estreia da peça. As sessões seguem até 14 de julho.

A produção teatral - resultado do Programa Seiva de Incentivo à Arte e à Cultura, na categoria Prêmio Pesquisa e Experimentação Artística  2017 - busca apresentar a luta marajoara na preparação do ator como forma de fortalecer a presença cênica. Os ingressos custam R$ 15, com meia entrada para estudantes.

Foram quase dois anos, entre pesquisa e montagem do espetáculo para o resultado final: a narrativa de quatro histórias colhidas durante a visita ao município de Soure, na Ilha do Marajó. Para captar a essência marajoara, foram feitas três viagens à cidade. Lá, foram realizadas pesquisas de campo para que os atores pudessem vivenciar o foco do espetáculo, as histórias e saberes locais.

O enredo traz a história de homens e mulheres que precisam sobreviver em ambientes hostis, onde o poder é moeda de troca que por diversas vezes se sobrepõe à vida de pescadores, artesãos e caranguejeiros.

O Espaço São Folhas é morada do paisagista e cenógrafo Bolyvar Melo e do artista da cena teatral Enoque Paulino. "A estreia do espetáculo 'Forte como um Búfalo' no nosso ponto cultural visa fortalecer os pequenos espaços que são ocupados por artistas na cidade de Belém. Para a gente é revolucionário quando mais uma casa de artes é aberta na cidade, sinal de que estamos resistindo e lutando cada vez mais para reafirmamos que nosso trabalho é necessário na construção de seres críticos e sensíveis na sociedade”, declara Enoque Paulino.

O GRUPO

O Grupo de Teatro “Os Varisteiros” nasceu da união dos egressos do Curso Técnico de Formação em Ator (2011) da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o intuito de permitir a inserção dos recém-formados atores no celeiro de produção teatral da cidade da capital paraense.

Fundado em 2012, o grupo surgiu como possibilidade para que estes novos artistas vivenciem a atividade criadora de pesquisa e experimentação cênica, as próprias montagens, a descoberta de uma poética de trabalho, a vivência em grupo de teatro e, sobretudo, a realização de espetáculos ao grande público paraense.

No currículo dos atores, estão ainda a apresentação dos espetáculos “No Trono”, uma livre adaptação da obra “Palácio dos Urubus” de Ricardo Meirelles; "Barrela", do dramaturgo Plínio Marcos; “Nó de 4 Pernas” e “Sonho de Uma Noite de Inverno”, ambos do dramaturgo paraense, Nazareno Tourinho.

Agende-se:

Datas: dias 21, 22, 23, 28 29 e 30 de junho | 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de julho
Horários: sextas-feiras e sábados às 19h | domingos às 18h
Local: São Folhas - Casa de Arte e Paisagismo (Tv. Campos Sales, 668)
Ingressos: R$15, com meia entrada para estudantes  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA