Temporada de festas juninas é aberta com quadrilhas e números artísticos

A partir deste sábado (15), até o dia 30 de junho, cem quadrilhas devem passar pela programação da Fundação Cultural do Pará

Redação Integrada
fonte

A animação das festas juninas toma conta da capital paraense. Inscritas no XVI Concurso Estadual de Quadrilhas da Fundação Cultural do Pará (FCP), cem quadrilhas - divididas nas modalidades adulta e mirim - se apresentam durante o Arraial de Todo o Pará. A programação tem início hoje, 15, e segue até o dia 30 de junho, na praça do Povo, o principal salão aberto da sede da FCP, o antigo Centur. Neste sábado e domingo, as atrações têm início das 19h e seguem até 23h30. Já na segunda e terça-feira, 17 e 18 de junho, a programação começa no mesmo horário mas encerra-se às 22h30. A entrada é franca. 

Ao menos dois terços dos grupos de dança são de municípios do interior do Estado, entre eles   Abaetetuba, Curuçá, Colares, Concórdia do Pará, Limoeiro do Ajurú, Igarapé-Açu, Primavera, São Miguel do Guamá, Soure e Vigia. Além das quadrilhas, mais de 70 números artísticos de folguedos juninos - como cortejos de boi-bumbá e de máscara, cordões e grupos de pássaros, grupos de carimbó e parafolclóricos - integram a agenda de apresentações, que também conta vários com shows. Esta foi a primeira vez que as interessadas se inscreveram por meio de edital, publicado no Diário Oficial do Estado no fim de março. 

Para o diretor de interação cultural Almir Santos, o novo modo de inscrição é uma maneira de  "fazer jus aos ideais de legalidade, impessoalidade e transparência na realização do concurso, que é parte importante do calendário do Estado". "O formato teve uma ótima aceitação. Utilizaremos este primeiro momento de formalização para pré-cadastrar os inscritos, de modo que a Fundação possa estar mais próxima desses produtores de cultura popular não apenas em junho, mas ao longo do ano e da gestão como um todo". 

Na quadra junina, a criançada também recebe atenção especial dentro da Biblioteca Pública Arthur Vianna. Até o dia 28 de junho, o espaço da biblioteca oferece atividades como teatro, brincadeiras cantadas, pescaria literária, contação de histórias e oficina de brinquedos populares voltadas para a preservação da cultura junina no imaginário lúdico dos pequenos.  

A ordem de apresentação dos grupos pode ser conferida no site da FCP

ARRAIÁ DA CAPITÁ

Somando-se à programação junina na capital paraense, o Arraiá da Capitá 2019 foi oficialmente lançado ontem, 14. A mostra cultural que integra a programação conta com apresentações de grupos parafolclóricos, bois bumbás e cordões de bichos. O evento segue até o dia 7 de julho, com apresentações culturais na praça dos Estivadores e no Museu Emílio Goeldi. O tradicional concurso de quadrilhas este ano ocorre na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, a partir do dia 20 e segue até o dia 23 de junho.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA