Rodrigo Lombardi mergulha no personagem na nova temporada de "Carcereiros"

Além da mudança no local de trabalho, Adriano também precisa lidar com as outras mudanças na vida privada

Redação Integrada e Agência Estado

Houve momentos em que Rodrigo Lombardi quis desistir de ser ator. Ele não "emplacava", como se diz. E aí, em 2009 - há dez anos - estourou fazendo seu primeiro protagonista na Globo, na novela de Glória Perez, "Caminho das Índias". Parece que foi ontem.

Depois disso, tudo começou a dar certo. Teatro, seu primeiro amor, cinema e TV. Dez anos, apenas. Apenas? "São 24 anos de trajetória, meu amigo, e muitos momentos difíceis", Lombardi avalia numa entrevista por telefone.

E a lista de protagonistas continua, com a estreia, hoje, 16, da nova temporada de "Carcereiros". Recapitulando, a vida de Adriano tomou um rumo inesperado a partir de seu envolvimento com Erika, a personagem de Letícia Sabatella, presa porque matou o companheiro.

Escolhas produzem consequências. Além da mudança no local de trabalho - o presídio Filinto Prates substitui a penitenciária Vila Rosário -, Adriano também precisa lidar com as outras mudanças na vida privada. A filha adolescente, a ex-mulher, que está grávida, os problemas amorosos do pai. As fronteiras que separam a vida profissional da pessoal se embaralham.

Adriano está enrolado na situação que criou. "Na primeira temporada, a penitenciária era uma personagem. Ajudava a definir quem era Adriano. Havia entrado no projeto meio às pressas, para substituir o Domingos (Montagner). Para a segunda temporada, participei de reuniões com roteiristas e diretores. Interagi com eles, contribuí. Então, além de já ter um conhecimento do personagem, acompanhei a gênese de tudo o que ia ocorrer. A instituição segue lá, mas o foco está no drama de Adriano e dos que o cercam. A vida desmorona, fica pouco estruturada. É outra dimensão, mais íntima Tudo o que é humano me diz respeito, me interessa", reflete Lombardi.

A trama tem também novos personagens, como o presidiário Paraíba (José Loreto, em participação especial). Apesar do conhecido – e temido – temperamento brigão que adotou para sobreviver à realidade imposta pela cadeia, é nas horas em que recebe as cartas da mulher, Rejane (Karol Conka, em participação especial), que o sujeito deixa de lado a atitude sisuda para pensar na amada.

Adriano, é claro, sabe disso. O carcereiro entende a influência das cartas no comportamento de Paraíba, principalmente porque, assim como Daniela (Monica Iozzi, em participação especial), sua colega no presídio Filinto Prates e a profissional responsável pela triagem da correspondência aos detentos, entende o conteúdo que elas carregam.

É por isso que uma carta em especial acaba levando o agente penitenciário a tomar uma decisão inadequada: Daniela avisa ao carcereiro que, em sua última mensagem, Rejane está colocando um ponto final na relação com o marido. Temendo a fúria de Paraíba com a notícia, Adriano pede à colega que se passe por Rejane e continue escrevendo para o preso, sem deixá-lo saber da verdade.

Além da série, Lombardi tem tudo pronto para estrear um belo filme. Em "O Olho e a Faca", de Paulo Sacramento, faz um homem que vive dilemas em terra e no mar (numa plataforma de extração de petróleo). O filme de 2017 está demorando todo esse tempo para chegar às salas.

"O Paulo tem uma cabeça maluca, mas é outro que sabe o que faz. Para ele, o cenário é personagem como os atores". O interessante é que a plataforma, simultaneamente, foi palco da série "Ilha de Ferro", que terá mais duas temporadas. Lombardi descansa, no momento. Tem uma participação especial para fazer no novo filme de Vicente Amorim. No segundo semestre, pretende estudar teatro em Nova York - e garimpar novas peças para montar no Brasil.

Televisão
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!