Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Praia onde foi gravado 'No Limite' é ponto turístico de Soure, no Marajó

Fazenda São Jerônimo dá acesso ao local onde a Globo filmou terceira temporada do reality

Caio Oliveira

Até hoje, os turistas que visitam a linda cidade de Soure, no Marajó Oriental, querem conhecer o local onde foi gravada a terceira temporada do “No Limite”, reality show de sobrevivência que foi realizado em 2001 no arquipélago paraense e retorna ao ar amanhã, 11, com uma nova edição. As provas do programa foram filmadas na fictícia Praia do Cocal, um local que hoje abriga uma fazenda que propicia experiências de turismo de natureza para os visitantes, aproveitando, vinte anos depois, a fama proporcionada pelo reality show da TV Globo.

Leia também

'O tal do carapanã incomodava demais', diz vencedor do 'No Limite' gravado no Marajó

 

O fundo da Fazenda São Jerônimo dá para a Praia do Goiabal, cujo único acesso é por dentro da fazenda. A Globo, até mesmo para despistar as pessoas, colocou esse nome de Praia do Cocal”, conta Jerônimo Brito, um dos administradores do espaço, fundado por sua família e que foi escolhido pelo diretor Boninho para ser o cenário do No Limite - Fase Metal. “Como não tem outro acesso, aqui foi excelente para o pessoal do programa, porque a gente não deixava ninguém entrar e eles ficavam isolados”, explica o mais jovem de uma longa linhagem de “Jerônimos”. A fazenda foi batizada pelo pai dele, em homenagem ao sogro, Seu Jerônimo, e à tradição da família de sua esposa, que a cada geração, batiza uma criança com o nome.

Após comprar o local onde o sogro trabalhava, Raimundo Brito ficou sem saber ao certo o que fazer com a fazenda, até que os desafiantes do No Limite caíram de paraquedas - literalmente - em sua vida e deram um rumo ao local. Localizada na zona de transição entre a Baía do Marajó e o Oceano Atlântico, a água salobra da praia foi mais uma peculiaridade que agradou a produção do programa. “Quando o Boninho fez o primeiro contato, eu pedi as contas de onde eu trabalhava para fazer a produção local do programa”, conta Jerônimo Brito.

Seu Brito e os Alunos da Escola Parque/ RJ e da Escola Stella Maris/Soure Projeto Marajó- 2017 -Turismo, Educação,...

Publicado por Fazenda São Jerônimo - Marajó em Domingo, 13 de setembro de 2020

Além do programa de sobrevivência, a praia ainda foi locação da novela "Amor, Eterno Amor", também da TV Globo. que foi ao ar em 2012. Em 2015, Zeca Camargo, que apresentou o No Limite, revisitou a fazenda em uma gravação para o "É De Casa". “Deu uma guinada de 180 graus em nossas vidas, mudou significativamente”, enfatiza Jerônimo Brito sobre a mudança radical que a visita da Globo ao local ocasionou à sua família. 

Após o fim do reality, os proprietários investiram em um turismo baseado no programa, usando alguns dos cenários para reproduzir as provas com os visitantes mais corajosos. "Como tanto eu como meu pai somos engenheiros, nós ajudamos a Globo a construir as provas”, diz Jerônimo. Com o tempo, o turismo de natureza foi priorizado, e os desafios foram deixados de lado. Contudo, os totens das tribos “Água” e “Fogo”, peças em madeira esculpidas por artesãos locais, ainda são paradas obrigatórias nos passeios pela região.

Televisão
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM TELEVISÃO

MAIS LIDAS EM CULTURA