Netflix promete reduzir número de cenas com cigarro em próximas produções

Estudo apontou que produções feitas para o público jovem, como 'Stranger Things', tinham muitas cenas com tabaco

Redação Integrada

A Netflix deve cortar ao máximo as cenas de suas produções que envolvam o consumo de cigarro, segundo matéria publicada pela Variety. A decisão, segundo o site, foi tomada após o grupo antitabagista Truth Initiative publicar um estudo mostrando que representações em tela de pessoas fumando são mais comuns em programas destinados ao público jovem.

O estudo destaca ainda a segunda temporada da série "Stranger Things", uma das produções da Netflix com a maior quantidade de cenas com presença de tabaco; um total de 262. A organização que divulgou o estudo diz que o uso desse tipo de imagem é prejudicial, considerando especialmente dados do governo americano, que comprovaram recentemente que adolescentes têm maior probabilidade de começar a fumar quando são expostos a filmes com representações do gênero.

Outras produções originais da Netflix também tiveram destaque negativo na análise, como "Unbreakable Kimmy Schmidt", "Orange Is The New Black" e "House of Cards".

A Netflix afirmou à Variety o compromisso com a saúde do seu público, e disse que torna importante o distanciamento deste tipo de ação. “A Netflix apoia muito a expressão artística, mas também reconhece que o cigarro é prejudicial e o seu retrato positivo em tela pode influenciar os jovens a usá-lo”, informou.

Com a decisão, de acordo com a Netflix, séries indicadas para menores de 14 anos vão excluir esse tipo de exibição, com exceção das que se tratarem de casos em que há razões históricas, ou o que chamou de fidelidade factual.

Televisão
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!