Final de 'Cinelab Aprendiz' ganha live com participantes e mentores

Com paraense no time, canal 'Campo de Teste' debate último episódio do reality de competição de criadores de efeitos

Lucas Costa

Nesta sexta-feira (31), vai ao ar a final da terceira temporada do reality show 'Cinelab Aprendiz', do Syfy; e os criadores do canal “Campo de Teste”, no YouTube, recebem os mentores do programa para um bate-papo em uma live, às 20h, após a exibição da final do reality.

Os criadores do “Campo de Teste”: Katê Takai, Isabel Moura, Rafael Machado e Samuel Dimitrius foram participantes desta temporada do reality, chegando todos à semifinal. Na live, eles recebem como convidados Kapel Furman, Raphael Borghi e Armando Fonseca; para falar sobre o programa.

O “Cinelab Aprendiz” é uma competição que combina o amor pelo cinema, principalmente filmes de terror; com a paixão por criar efeitos especiais práticos e cheios de gambiarras necessárias, devido ao baixo custo de produção.

Nesta terceira edição, a tarefa dos competidores foi refazer diversas cenas de filmes clássicos, com os recursos disponíveis, resultando em curtas-metragens no mínimo, criativos.

Foi nos bastidores das gravações que Katê, Isabel, Rafael e Samuel se conheceram, e decidiram criar no Youtube o canal "Campo de Teste", um espaço virtual, onde se reúnem todas às terças e sextas-feiras, às 19h, e comentam sobre os episódios do reality.

Como profissionais de audiovisual, o quarteto encontrou no reality uma forma de progredir na carreira, aprendendo na prática novas técnicas e mostrar que são capazes de produzir cenas muito bacanas, seja em efeito e/ou criatividade, com poucos recursos e muita gambiarra. Com o final do reality, a ideia é seguir com o canal compartilhando conhecimento sobre a área.

Gambiarra paraense

Isabel Moura, um talento paraense, é maquiadora, efeitista e figurinista cênica; e também uma das criadoras do “Campo de Teste”. Ela ficou em terceiro lugar na classificação geral do reality.

Isabel tem 25 anos, e começou a trabalhar com cinema ainda na faculdade, fazendo maquiagens de efeitos para curtas-metragens de terror. Ela relembra que na época havia dificuldade em conseguir profissionais que fizessem esse tipo de trabalho, então resolveu iniciar as pesquisas. Depois disso vieram trabalhos como arte-finalista e em animação, quando participou da equipe da série “Icamiabas” (TV Cultura).

A primeira experiência em set de filmagem, e também um dos maiores desafios da carreira, veio em 2019; nas gravações da série “Amazônia Oculta”, de Roger Elarrat. Além dos figurinos e maquiagens dos monstros, Isabel também foi responsável pelos efeitos práticos da série, com uma equipe pequena, já que a produção não tinha um orçamento alto. “Foi um trabalho grande demais. Bem apertado, mas saiu”, relembra ela.

Isabel entrou no reality com o currículo da série “Amazônia Oculta”, e conta que o programa foi um grande processo de aprendizagem. “Antes eu não tinha a intenção de trabalhar com efeitos práticos, conhecia muito pouco essa coisa de arte dentro dos sets de filmagem”, conta.

Dos 13 episódios desta temporada, Isabel participou de 12, ficando de fora apenas da final do programa. “Tive um crescimento muito interessante. Nos primeiros episódios eu tive dificuldade de interagir, tive receio”, conta ela, relembrando os grandes desafios que teve durante o programa.

“Algumas provas eram coisas que eu nunca tinha feito algo parecido, como trabalhar com explosivos para fazer efeito de tiro. Teoricamente é simples, mas precisa ter muito cuidado porque envolve colocar explosivos em uma pessoa. Teve outras coisas também, mas esse eu nunca tinha feito e achei que seria muito complicado, mas consegui resolver bem”.

Para a transmissão desta sexta-feira, Isabel diz que o grupo trabalha em cenário bem construído. Katê é conhecido pelo ótimo trabalho com produção de transmissões ao vivo, e Samuel é quem vai ceder o espaço de sua empresa de cenografia. “Vai ser uma espécie de programa de TV, que vai ser transmitido no Facebook e YouTube”, conta.

Televisão
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA