Sairé 2022: Boto Tucuxi é o campeão do festival com o tema 'Amor que faz a tradição'
A disputa foi decidida por um ponto de diferença entre os botos

O Boto Tucuxi é o campeão do Festival dos Botos do Sairé 2022 com o tema "Amor que faz a tradição"; a disputa foi definida por um ponto de diferença na soma total em relação ao rival, o Boto Cor de Rosa. O resultado foi divulgado após a contagem dos pontos realizada na tarde desta segunda-feira (19), no Lago dos Botos, na vila balneária de Alter do Chão, localizado a 37 km da zona urbana do município de Santarém.
VEJA MAIS
Este ano, 15 itens foram avaliados pelo corpo de jurados formado por quatro profissionais do setor de cultura. No total, o boto Tucuxi obteve 444 pontos, enquanto o Cor de Rosa somou 443.
O festival dos botos faz parte do lado profano da festa do Sairé que é realizada anualmente em Alter do Chão. A programação deste ano trouxe a volta da presença do público nas apresentações, que estava suspensa em decorrência da pandemia da covid-19. A festa teve início no último dia 15 com o hasteamento dos mastros, que é uma competição tradicional do festival entre homens e mulheres para ver quem levanta os troncos enfeitados com frutas mais rápido. A derrubada dos mastros aconteceu na manhã desta segunda-feira (19), finalizando a parte religiosa da festa.
Botos deram show nas disputas
A encenação dos botos Cor de Rosa e Tucuxi foi realizada na sexta-feira (16) e sábado (17) no Lago dos Botos.
O boto Cor de Rosa apostou no tema "Macucauá, Celebrando a Vida", com uma apresentação que teve duração de 1h56. Na ocasião, o boto focou nas raízes da cultura dos povos locais e ritos religiosos e também propôs uma reflexão durante a apresentação sobre a conscientização da preservação dos rios e florestas.
“É uma mensagem de alerta para a preservação de nossas florestas e rios. A conscientização sobre o uso e o cuidado com os nossos recursos naturais depende de cada um de nós”, disse Miguel Wanghan, presidente da agremiação.
A apresentação foi acompanhada por três jurados.
Boto Tucuxi
O Boto Tucuxi se apresentou no sábado com o tema “Amor que faz a tradição”, apresentação que contou com mais de 500 brincantes dentre itens e corpo coreográfico. Com a vitória, o boto Tucuxi fica com 11 títulos de campeão e alcança o rival que também detém 11 títulos.
A apresentação que reforçou temas como a fé, religiosidade, meio ambiente e tradição durou 1h57.
“O espetáculo Amor que faz a tradição é um musical que envolve dramaturgia e coreografias onde destacamos o trabalho dos nossos artistas de Alter do Chão, responsáveis pela criação de todo o processo criativo da apresentação. Assim, demos destaque a biodiversidade, aos encantos locais e a tradição que é o enlace que sustenta nosso Festival”, disse Toninho, presidente do Grupo Sociocultural do boto.
O Festival dos Botos foi prestigiado ainda por diversas autoridades municipais. Na ocasião, o prefeito Nélio Aguiar parabenizou o empenho das agremiações e o talento dos artistas.
“Cada boto apresentou seu tema com maestria e mostrou muita beleza, criatividade e talento. Mais uma vez, a Prefeitura de Santarém montou uma super estrutura para oferecer um Sairé com segurança e beleza. Transmitimos ao vivo pelas nossas redes sociais para o mundo ver a cultura do nosso povo”, comentou o gestor municipal.
Este ano, 15 itens foram avaliados por um corpo de jurados formado por quatro profissionais do setor de cultura. São eles:
- Apresentador
- Cantador
- Rainha do Sairé
- Cabocla Borari
- Curandeiro
- Rainha do Artesanato
- Boto Homem
- Boto Animal
- Rainha do Lago Verde
- Carimbó
- Organização do conjunto folclórico
- Alegorias
- Ritual
- Letra e música
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA