Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Ratos de Porão é atração do primeiro dia do Tatoo Day Pará 2022, no Mangueirinho

O baterista Boka fala sobre a relação da banda com Belém e os 41 anos do grupo

Abílio Dantas

Chegar aos 41 anos de carreira não é algo comum entre as bandas de rock no Brasil, e ainda mais no cenário da chamada “música pesada”, como é o caso da Ratos de Porão, criada em 1981. Principal atração musical da sétima edição do Tatoo Day Pará, que inicia nesta sexta-feira, 9, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), o grupo traz um repertório com músicas de todos as fases do trabalho, inclusive faixas do álbum mais recente, “Necropolítica”, lançado em maio deste ano. Em entrevista ao Grupo Liberal, o baterista Maurício Alves Fernandes, o Boka, falou sobre o show preparado para o público paraense e lembrou de histórias na capital paraense.

“Ficar tanto tempo em casa (em razão da pandemia), deu um gás maior para todos nós. Então gravamos o álbum ‘Necropolítica’, que saiu neste ano. O Ratos de Porão que a galera vai ver agora é o Ratos tradicional, de sempre, acho que a única mudança são os cabelos brancos a mais”, anuncia, entre risos.

Boka explica que a escolha de repertório dos shows do Ratos de Porão segue uma mesma linha ao longo dos anos, que os membros do grupo procuram sempre manter. “Como temos fãs que gostam mais de uma fase, outros que gostam mais de outra, procuramos contemplar todos os álbuns. E tocar, pelo menos, três do disco novo, que são aquelas que a gente acha que a galera está gostando mais. Mas como somos uma banda de quatro décadas de existência, não acho legal fazer um show apenas do disco novo”, destaca.

A última vez que o Ratos de Porão veio a Belém foi em 2018, no Psica Festival. “Um showzaço”, recorda Boka. De acordo com o baterista, a relação com o público da cidade, ao longo das décadas, é marcada por muita receptividade, mas também por uma história inusitada, que causou medo aos músicos no momento em que ocorreu, ainda que hoje em dia a lembrança provoque risos.

“Gosto muito de tocar em Belém, o público sempre foi muito carinhoso. Mas uma das histórias mais cabulosas da minha vida aconteceu em Belém! Foi a primeira vez que eu fui tocar aí, em 1991. Nós ficamos em um hotel que era em frente ao local do show. Quando fomos tocar, quando atravessamos a rua em direção ao camarim, nós só ouvimos uns gritos de ‘pega, pega!’. Aí olhamos para trás e vimos uns caras carecas, tipo nazifascistas, com pedaços de pau na mão. Uma coisa bizarra. Então corremos para chegar logo ao camarim e o segurança da produção que estava com a gente deu um tiro para cima. Se não fosse isso, não sei o que ia ser de nós”, recorda.

Além de vir ao Tatoo Day Pará, 2022 foi o ano em que o Ratos de Porão tocou pela primeira vez no Rock in Rio, depois de recusar dois convites. “Não fomos porque o cachê era muito baixo, recusamos pelo valor. Agora achamos que valia à pena. Modéstia à parte, e é a história que diz isso, o Ratos de Porão é um patrimônio da música pesada mundial e nacional mais ainda. No Brasil, muito pela exposição do Gordo (João Gordo, vocalista e compositor) na televisão, muitas vezes uma pessoa nunca nem ouviu uma música da banda, mas já ouviu falar, sabe do que se trata. Já temos esse patamar de banda cultuada da música pesada”, conclui.

Feira de tatuadores

A Tatoo Day Pará é a maior feira de tatuagens da região Norte. Em 2022, é a primeira vez que o evento ganha atrações musicais nacionais: Ratos de Porão e a rapper paulista Bivolt. Da cena local, estarão presentes as bandas Delinquentes, Bando Mastodontes, Álibi de Orfeu, Falsos do Carimbó, dentre outros.

“O evento na prática funciona como uma feira de tatuagens. Cada stand possui pelo menos dois tatuadores profissionais que estarão participando do concurso de tatuagens e/ou atendendo ao público, vendendo tatuagens na hora. Os visitantes poderão assistir o preparo das tatuagens de competição e orçar seus próprios desenhos para serem feitos na hora ou depois no estúdio do tatuador”, explica a coordenação.

O concurso de tatuagens é a atividade mais importante da programação. “A cada dia, cerca de cinco ou seis categorias são julgadas por um júri especializado, em cima do palco. As ‘telas’ humanas se apresentam para avaliação, enquanto o mestre de cerimônias explica as regras da categoria. O público participa torcendo pelo seu tatuador preferido. São 20 categorias dos mais diversos estilos. Tatuagens de alto nível, preparadas totalmente dentro do evento”, completam os organizadores.

Confira a programação musical:

- Ratos de Porão - @ratosdeporao (Sexta – 00h) – Show comemorativo de 40 anos.

- Bivolt - @bivolt (Sábado – 23h) – Ganhadora do Grammy Latino, melhor vídeo-clip de Rap.

- Bando Mastodontes - @bandomastodontes (Domingo – 22h)

- Inferno Nuclear - @infernonuclear (Sexta – 18h)

- Deliquentes - @delinquenteshc (Sexta – 20h)

- Bruno BO - @mcbrunobo (Sexta – 23h)

- Os Falsos do Carimbó - @osfalsosdocarimbo (Domingo – 19h)

- Álibi de Orfeu - @alibideorfeu (Domingo – 15h)

----- LINE UP DE DJs -----

- Azul - @seuedvaldo (residente – música Paraense, negra e latinidades)

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA