Projeto circense leva espetáculo e oficinas gratuitas para cidades paraenses
A programação inclui oficinas de mágica, acrobacias e contorcionismo para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Com o propósito de tornar a arte milenar do circo mais acessível para populações do norte do Brasil, chegará neste domingo (3) o espetáculo “O Mundo Colorido do Circo Brasileiro”, que passará pelos municípios de Belém, Canaã dos Carajás e Parauapebas, no estado do Pará. O show faz parte do projeto "Circolando pela Amazônia", que promove práticas e workshops circenses pelo país.
Aprendizagem circense
Além do espetáculo, foi pensada ainda uma forma de deixar os participantes o mais próximo possível dos artistas, eles poderão aprender com cada um deles como funciona o dia a dia de uma pessoa que vive da arte nos circos. Por isso, haverá também oficinas gratuitas, que incluem: números de malabarismo, acrobacias, trapézio de solo, monociclo, contorcionismo, mágica e esquetes cômicas de palhaços, informa a assessoria do projeto.
Para aqueles que desejam participar das oficinas, o projeto, que é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, fez parceria com instituições sociais e, por esse motivo, vai atender apenas um público em situação de vulnerabilidade social. Os grupos que terão prioridade são: mulheres, pessoas negras, pessoas oriundas de povos indígenas, comunidades tradicionais e quilombolas, pessoas do segmento LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.
Ainda segundo a assessoria do projeto, o espetáculo “O Mundo Colorido do Circo Brasileiro” é dirigido pelo palhaço Tchesco Villares e formado por profissionais experientes, incluindo brasileiros e imigrantes. Entre os circos que os artistas já visitaram, estão: Ringling Brothers Circus (EUA), Teatro Yoshimoto (Japão), Blackpool Tower Circus (Inglaterra), CirKus Merano (Noruega), Circo Garcia (Brasil), Marcos Frota Circus e diversos outros.
VEJA MAIS
Arte e Inclusão
Para André Monteiro, coordenador geral do projeto, esta é uma oportunidade do espetáculo atingir outras esferas sociais do país. “A iniciativa traz novo fôlego para a cultura circense na região Norte do Brasil, historicamente menos privilegiada com recursos para a cultura, especialmente para as artes cênicas. Nós acreditamos que o projeto vai incentivar a entrada de jovens no mágico mundo do circo, além de fortalecer a continuidade dessa arte milenar em todo o Brasil”, explica André.
"Vamos mostrar o lúdico e a magia que emociona todas as idades: bambolê, perna de pau, palhaçaria, mágica e malabarismo. O aluno vai poder escolher qual matéria gostaria de participar. Todos serão acompanhados por professores de circo onde vai acontecer um convite após as aulas e os alunos vão participar de um espetáculo com o elenco do show”, conclui o diretor do espetáculo Tchesco Villares.
Serviço
Projeto Circolando pela Amazônia
Espetáculo de Estreia: 03/08/2025
Horário: às 19h
Local: Complexo do Catalina (localizado na Av. Cel. Brito, esquina da Av. Centenário, no bairro do Benguí).
(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web em Oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA