CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto 'Cidade em Frestas' reúne imagens de diversos artistas sobre o 'Mundo Cão'

Projeções em transmissão on-line terão tom comemorativo pelos 65 anos do CCBEU

fonte

O projeto 'Cidade em F(r)estras' realiza sua 12ª edição com projeções de arte em locais em que ainda há grande circulação de pessoas. Desta vez o projeto será na Travessa Padre Eutíquio, recebido na sede do Centro Cultural Brasil - Estados Unidos (CCBEU), no bairro da Campina, que comemora seus 65 anos com uma programação diversa.

O evento será nesta sexta (25) a partir das 19h, com transmissão on-line pelas redes sociais do projeto. As projeções serão de artistas de diferentes cidades brasileiras, que compartilharam trabalhos artísticos das mais diferentes linguagens sobre a temática “Mundo Cão”, propondo um movimento de deslocamento, em um debate sobre os desafios coletivos em tempos de pandemia.

“Isso inclui, por um lado, uma reflexão acerca das modalidades de vírus circulantes na nossa sociedade nos tempos atuais, e por outro as inúmeras respostas que podem emergir da arte, da rua, da potência criativa de cada um”, afirma a artista Monica Lizardo, uma das realizadoras do evento. 

Com o novo contexto, os fotovarais que eram montados em espaços públicos serão substituídos por novas formas de interação: nas projeções e nas redes sociais do projeto.

O fotovaral recebe trabalhos a partir do tema “Mundo Cão”, mantido para a convocatória on-line de trabalhos artísticos, que traz produção nesta edição dos artistas Bia Blare, Conceição Miranda, Danilo Correa, Lucia Martins, Lucia Gomes, Karina Martins,  Arquivo HokusPokusFokusLab com Rial y Costas-Katja Hoelldampf, Cleber Cajun, Pedrosa Nazareno Barbosa Junior, Suzane Oliveira, Galvanda Galvão, Yvana Crizanto, Márcio Mariath e Suzane Oliveira.

As projeções também trazem trabalhos de artistas convidados na temática da pandemia: Marcela inajá, Thais Badu, Cincinato Júnior, Danielle Fonseca, Antônio Moura, Miguel Chikaoka, Monica Lizardo, Guto Nunes com uma edição recortada do documentário do mestre Damasceno, Marise Maués, Chico com /paisagem sonora.

“O Cidade em Frestas propõe esse deslocar territórios, por isso estamos na Padre Eutíquio com cuidados e proteção para discutir esse cotidiano pós-vírus, esses vírus que são ancestrais. Atualmente a gente está lidando de frente com o corona, e é preciso pensar um outro modo sobre a cidade”, diz a artista Galvanda Galvão. 

Vizinhos e público que trafegam na área são convidados a participar. O projeto Cidade em F(r)estas surgiu em 2018, e busca movimentar as ruas com produções de arte, sobretudo locais, redescobrir o contato com a vizinhança, o cotidiano no espaço compartilhado.

Intervenções sonoras

O evento marca nova intervenção da rádio Estamira, de circulação na web, que traz entrevistas com Antônia Mello, liderança e fundadora do movimento Xingu Vivo para Sempre e ganhadora do Prêmio Ativismo Ambiental e Direitos Humanos em 2017, da Fundação Alexander Soros.

Traz também a fala de Raimundo Magno Cardoso, quilombola da Comunidade África (Moju), Consultor de projetos da Malungu e mestre em Sustentabilidade junto a povos e comunidades tradicionais, pela UNB.

Os diálogos transcorrem durante as projeções artísticas, trazendo para as ruas um debate sobre os impactos dos grandes empreendimentos nos povos tradicionais da região do Médio Xingu, e de toda a Amazônia.

Os músicos Douglas Dias, Néia das Maracas e Carmo Coutinho fazem uma performance percussiva  com a cantora  Yvana, com poesia, voz, sonora experimentação com sons e reflexões em torno do tema Mundo Cão. 

Agende-se:

Cidade em F(r)estas – projeções na Padre Eutíquio na frente do CCBEU-PA na Campina
Transmissão on-line a partir das 20h, pelas redes sociais do projeto @cidadeemfrestas no Facebook e Instagram e no @ccbeu-pa

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA