CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Paloma Bernardi e Marcelo Faria trazem espetáculo 'O Cravo e a Rosa' para o Theatro da Paz

Adaptação teatral da clássica novela revisita a história de Catarina e Petruchio em uma montagem leve e divertida, com sessões neste fim de semana em Belém.

Bruna Dias
fonte

A partir desta sexta-feira (16), a peça O Cravo e a Rosa – O Espetáculo estará em cartaz em Belém até domingo (18). A adaptação inédita para o teatro tem direção de Pedro Vasconcelos e direção de produção de Marcelo Faria, que também interpreta Petruchio. Dando vida a Catarina, Paloma Bernardi mostra nos palcos uma jovem rebelde, rica e feminista.

“É uma honra estar em Belém, no Theatro da Paz. Já estive em outra ocasião há muito tempo. Agora, voltar com o teatro para a capital paraense é um presente. Me sinto lisonjeada! Agora com O Cravo e a Rosa”, inicia.

“Sempre que eu via a novela na Globo, tinha o desejo de participar daquele elenco e viver aquela história. O destino me trouxe o presente de viver O Cravo e a Rosa no teatro, ou seja, a novela preferida agora no palco. Estou muito feliz. Viver a Catarina é um processo maravilhoso! O universo da peça em si é comédia, e eu estava buscando isso. Tenho vivido vários trabalhos no audiovisual e no streaming voltados para o drama, com situações e realidades muito pesadas”, pontua.

Inspirada em A Megera Domada, de William Shakespeare, a obra original da novela — escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, com a colaboração de Duca Rachid — abordava temas importantes como o voto feminino e a igualdade de gênero, assuntos que continuam atuais.

“A peça é leve, para a família, fala sobre relacionamento, autoconhecimento e encontros de opostos que se atraem, além das diferenças que existem entre homens e mulheres e também entre classes sociais. O Cravo e a Rosa – O Espetáculo fala de tudo isso, mas com humor”, explica.

VEJA MAIS

image Espetáculo 'O Cravo e a Rosa' chega ao Theatro da Paz em maio
Paloma Bernardi e Marcelo Faria vivem Catarina e Petruchio.

image Do Pará para Cannes: figurinista estreia no maior festival de cinema do mundo
May Progene celebra sua estreia no Festival de Cannes com figurino de filme exibido na Quinzena de Cineastas.

Em 2025, Paloma Bernardi comemora 30 anos de carreira, e a data é marcada pelo seu retorno à Rede Globo: “Voltar agora através do Globoplay é uma honra. Me sinto em casa, principalmente com uma obra que já é sucesso, que é Arcanjo Renegado. Estou na quarta e quinta temporada da obra (está disponível até a terceira na plataforma). Meu personagem é muito legal, mas não posso falar nada. A série mostra uma realidade muito dura do Rio de Janeiro, que fala sobre política, tráfico e bandidagem.”

Na última temporada disponível no Globoplay, há cenas no Pará. De acordo com entrevista exclusiva ao Grupo Liberal, José Júnior, criador de Arcanjo Renegado, revelou que a quinta temporada terá mais cenas no Estado.

“Adoraria estar no núcleo do Pará, mas não estou. Não vejo a hora de fazer algo nessa região, talvez um filme. Se precisarem, estou aqui, já levanto a mão, contem comigo! Seria uma honra fazer uma obra aí, nessa região que é superpotente artisticamente. Mas meu núcleo em Arcanjo é totalmente no Rio de Janeiro”, pontua.

Com esse retorno à Rede Globo e a comemoração da marca na sua carreira, Paloma Bernardi está cheia de projetos para este ano e também para 2026. “Estou no teatro, então, a qualquer momento, posso chegar à sua cidade. Temos este fim de semana em Belém, depois Fortaleza, Recife, Sorocaba, Salvador, Juiz de Fora, e a gente quer também ir para o Sul. Ou seja, o teatro vai me consumir o ano todo, e isso é maravilhoso. Tem Arcanjo Renegado, que não sei exatamente quando vai estrear, e tenho dois filmes. Filmamos em 2024 e não sei se já vêm neste segundo semestre. Ou seja, tem cinema, streaming e teatro para vocês”, antecipa a atriz.

Ao lado de Paloma Bernardi, Marcelo Faria também desembarca em Belém para viver esse personagem icônico. Petruchio precisa lidar com o amor por Catarina, que não se deixa envolver por emoções e sentimentos.

“Esses personagens são deliciosos de interpretar, cada um no seu universo. Petruchio é um homem bom, com um caráter irrevogável, mas meio chucro, acostumado a lidar com animais, e por isso tem certa dificuldade em se relacionar com a paixão que sente por Catarina. Este encontro é especial”, explica o ator.

O ator, que também está na direção da produção, é só gratidão pelo que tem encontrado pelo Brasil. Com sessões lotadas, o público vive o momento de conhecer a história de Catarina e Petruchio por outro ângulo, mesmo que os telespectadores brasileiros já conheçam essa história de amor.

“Nós nos sentimos honrados, pois são personagens eternizados por Shakespeare e pela novela, então tem um sabor especial. Além disso, é um texto que atende a todas as idades; as pessoas podem rir com suas famílias porque todos se divertem, e isso traz uma sensação ainda melhor para nós, pois sabemos que estamos formando plateia”, diz Marcelo Faria.

“É impressionante como o público ama e se arrebata com o espetáculo. Simplesmente unânime”, acrescenta.

Desde março viajando com o espetáculo — anteriormente, na primeira fase da temporada, os personagens principais foram interpretados por Isabella Santoni e Dudu Azevedo — Marcelo Faria fala da emoção de estar no Theatro da Paz novamente: “Já estive no teatro muitas vezes, desde 1994, mas sempre é uma surpresa entrar neste teatro e subir neste palco. Tenho um carinho imenso por Belém, sempre fui muito feliz e bem recebido pelo público paraense. Desde 94 com Zero de Conduta, passando por D’Artagnan e os Três Mosqueteiros e Dona Flor e Seus Dois Maridos, sempre com muito sucesso. Tenho orgulho de ser um ator que, por mais de 30 anos, foi a Belém apresentar espetáculos populares e de qualidade”.

Agende-se

Data: 16, 17 e 18
Hora: 20h e 22h
Local: Theatro da Paz - Avenida da Paz - Praça da República, S/N - Campina

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA