'O Agente Secreto' vence dois prêmios em Cannes antes da entrega da Palma de Ouro

O filme brasileiro conta a história de um professor que se muda de São Paulo para Recife numa tentativa de deixar o passado.

Estadão Conteúdo
fonte

O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura, venceu dois prêmios no Festival de Cannes neste sábado, 24. O longa foi considerado o melhor filme do festival pelo júri da Fipresci, principal associação de críticos de cinema do mundo, e também ganhou o Prix des Cinémas Art et Essai, da Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio.

O filme é um dos concorrentes à Palma de Ouro, principal honraria do festival, neste sábado. Além dele, outros filmes que têm chamado a atenção, como Die, My Love, de Lynne Ramsay, O Esquema Fenício, de Wes Anderson, e Um Simples Acidente, de Jafar Panahi, também disputam o prêmio. Veja a lista completa dos filmes que concorrem à Palma de Ouro em Cannes:

- After (Oliver Laxe) - Alpha (Julia Ducournau) - The Eagles of the Republic (Tarik Saleh) - Eddington (Ari Aster) - Dossier 137 (Dominik Moll) - Fuori (Mario Martone) - The History of Sound (Olivier Hermanus) - Um Simples Acidente (Jafar Panahi) - The Mastermind (Kelly Reichardt) - Nouvelle Vague (Richard Linklater) - O Esquema Fenício (Wes Anderson) - O Agente Secreto (Kleber Mendonça Filho) - Renoir (Chie Hayakawa) - Romeria (Carla Simon) - Sentimental Value (Joachim Trier) - Sound of Falling (Mascha Schilinski) - Two Prosecutors (Sergei Loznitsa) - The Youngest Daughter (Hafsia Herzi) - Young Mothers (Luc and Jean-Pierre Dardenne)

VEJA MAIS

image BBC diz que 'O Agente Secreto' é 'thriller político estiloso' e candidato ao Oscar
A BBC, uma das corporações mais importantes do Reino Unido, publicou uma crítica, escrita por Nicholas Barber, que chama o filme de "thriller político estiloso e vibrante" e candidato ao Oscar 2026

image Wagner Moura e equipe de 'O Agente Secreto' posam em Cannes um dia antes de exibição do filme
Longa tem estreia mundial marcada para este domingo (18), no 78ª edição do Festival de Cannes

image 'Significou muito para mim', diz Wagner Moura sobre atuar em filme brasileiro novamente

O Agente Secreto foi exibido em Cannes no último dia 18 e foi aplaudido de pé por vários minutos. O longa chamou a atenção da imprensa francesa, que o chamou de "virtuoso" e "espetacular".

Apesar de ser presença constante no festival, o Brasil não foi vencedor de nenhuma Palma de Ouro nos últimos 20 anos. A única já vencida pelo País foi com O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, em 1962.

Os vencedores da Palma de Ouro costumam ganhar certo destaque nas disputas pelo Oscar. No ano passado, por exemplo, o grande vencedor, Anora, de Sean Baker, levou os prêmios de Melhor Filme, Diretor, Atriz (Mikey Madison), Roteiro e Montagem na maior premiação do cinema.

*Com colaboração de Mariane Morisawa

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA