CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Novo livro de Tiago Júlio Martins, 'Outubro' narra romance vivido no final de semana do Círio

A publicação está em pré-venda até 30 de setembro e deve ser entregue no início de outubro

Lucas Costa
fonte

A pandemia de coronavírus segue com uma atmosfera de incertezas em torno do Círio de Nazaré em 2020, mas o clima da festa paraense também poderá ser vivido de outras formas. O novo livro de Tiago Júlio Martins, intitulado “Outubro”, narra história de um casal de desconhecidos que se apaixona em meio ao clima e às procissões dos dois principais dias da quadra nazarena. A publicação está em pré-venda até 30 de setembro, e deve ser entregue no início de outubro.

A história que deu o passo inicial a “Outubro” nasceu em 2008. Tiago conta que no período, quando os blogs literários eram bastante populares na internet, e as redes sociais davam os primeiros passos no Brasil; ele escreveu um conto com uma amiga virtual, onde os protagonistas nasceram.

“A gente escreveu um conto de um casal, que seria o Eduardo e a Alice. A partir daí nasceram esses dois personagens; mas eles ficaram restritos a este conto. Em 2014, quando eu estava fazendo especialização em audiovisual, tivemos a ideia de produzir um curta para o coletivo que eu tinha na época. Nesse curta metragem eu resolvi resgatar estes dois personagens, e seria uma história que se passaria durante o Círio de Nazaré”, relembra.

O autor também conta que o curta metragem chegou a ter filmagens iniciadas, mas acabou não sendo finalizado. Tiago então voltou a encontrar com os personagens novamente quando teve a oportunidade de participar de um concurso, para um residência literária do Sesc em Santa Catarina. Foi então que Eduardo e Alice tiveram sua história desenvolvida em um romance.

“Nesse concurso tinha que mandar uma mostra do que irias desenvolver nessa residência literária, e aí resolvi resgatar estes personagens do curta, mas trabalhar mais a história deles; desenvolver mais o enredo, para transformar mesmo em um romance, na narrativa mais longa e detalhada”, explica.

Tiago não foi aprovado na residência literária, mas continuou escrevendo a história a partir de uma nova inspiração, a série de TV de ficção científica “The OA” (Netflix). “Destravou o que faltava dentro de mim para eu continuar a história inicial que havia desenvolvido para a residência literária”, diz.

“Consegui terminar o livro pegando alguns elementos da série, e alguns do curta que tinha trabalhado anteriormente. Principalmente a narrativa com descrições de detalhes, bem subjetiva, e ambientação também em Belém do Pará, a cidade que eu nasci, cresci, da qual sou apaixonado”.

Quem fizer a compra antecipada, leva o livro autografado e com um marca página personalizado. O preço é único: R$ 35, com frete incluso. O livros serão despachados a partir do dia 5 de outubro e os leitores receberão seus exemplares em casa. Para adquirir o livro, basta entrar em contato diretamente com Tiago Júlio, por WhatsApp, redes sociais ou e-mail. O pagamento pode ser feito por transferência bancária, boleto ou cartão de crédito.

Como trata-se de uma publicação independente, adquirir o livro na pré-venda fortalece e valoriza o trabalho do autor. Por conta da pandemia e das restrições sanitárias, um evento presencial de lançamento talvez seja inviável. Porém, no dia 3 de outubro, sábado, será realizada uma live em que o escritor será entrevistado.

Tiago Júlio Martins é escritor, poeta, jornalista e roteirista. Nasceu em 1990, em Belém do Pará. É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade da Amazônia (Unama) e especialista em Produção Audiovisual, pela Estácio Iesam.

Publicou em 2016 seu primeiro livro, a autobiografia “TARDIS”, com uma tiragem que esgotou na semana de lançamento. Em 2018, publicou na Amazon a versão digital do livro, intitulada “Cabeça Bipolar”, que possui, neste momento, mais de 1.000 downloads, entre pagos e gratuitos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA