Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

‘Pantanal’: Madeleine é francês? Veja o significado e a origem do nome da personagem de Karine Teles

Na trama, a ex de José Leôncio morre após o avião em que ela estava cair no rio durante uma tempestade

O Liberal

Madeleine, vivida por Karine Teles no remake de Pantanal, teve um fim trágico. Durante uma tempestade, o avião em que estava a ex de José Leôncio (Marcos Palmeira) e o piloto caiu no rio. Eles estavam em direção à fazenda de Leôncio.

Se depender da primeira versão da novela, em que a personagem foi vivida por Ítala Nandi, Madeleine não deve voltar à trama. A tragédia representou mesmo a sua morte.

Mas, apesar do fim dramático, um outro aspecto de Madeleine chamou a atenção do público: a origem e significado do nome.

VEJA MAIS

'Pantanal': quem são os filhos de Renato Teixeira na novela da Globo?
Autor é pai de dois atores do remake de sucesso

‘Pantanal’: Irandhir Santos, o José Lucas, volta às gravações após acidente com cavalo
O ator tinha sido afastado das filmagens da novela

Velho do Rio: conheça quatro lendas do folclore do pantanal que inspiraram o icônico personagem
Criado em 1990, foi um dos primeiros da teledramaturgia brasileira a abordar a temática de preservação da natureza

Qual o significado e origem do nome de Madeleine?

Segundo o Dicionário de Nomes Próprios, Madeleine é uma variante francesa de Madalena, nome que se originou a partir do grego Magdaléne, que pode ser traduzido como “habitante de Magdala”.

Magdala era o nome de uma aldeia junto ao Mar da Galileia, e em hebraico este nome pode ser traduzido por “torre”. Alguns etimologistas acreditam que este termo possa ser estendido como “Torre de Deus”.

Na Inglaterra, este nome chegou por volta do século XII como um nome cristão, tornando-se muito comum durante a Idade Média devido a popularidade da santa Maria Madalena.

Que horas começa ‘Pantanal’ hoje?

A novela “Pantanal” é exibida na TV aberta pela Rede Globo. A transmissão começa às 21 horas e 30 minutos (horário de Brasília), logo após o Jornal Nacional. Também é possível assistir a telenovela de forma online, através da plataforma de streaming Globoplay.

Quem é quem no remake de ‘Pantanal’?

A novela foi ao ar, originalmente, em 1990 na TV Manchete. A trama se manteve e é dividida em duas fases. Na primeira versão, na fase jovem, o protagonista da trama, José Leôncio, era interpretado pelo ator Paulo Gorgulho. Agora, no remake, ficou com Renato Góes. Na fase adulta, na versão de 1990, o papel era de Cláudio Marzo, agora, é de Marcos Palmeira.

O personagem místico Velho do Rio ficou a cargo de Osmar Prado. Na primeira versão, ele foi interpretado por Cláudio Marzo.

O par romântico Juma e Jove, desta vez, é interpretado por Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa. Na primeira versão, os personagens eram de Cristiana Oliveira e Marcos Winter. Já a mãe de Juma, Maria Marruá, foi interpretada por Cássia Kis na primeira versão. Na nova, Juliana Paes assumiu o papel.

Quando foi a novela antiga de ‘Pantanal’?

A trama foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e transmitida pela TV Manchete, há 32 anos.

 
Novela
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA