CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Coletivo de cultura drag e LGBTQI+, 'NoiteSuja' completa cinco anos com festa

Além de reunir vários artistas, noite conta ainda com um palco aberto para quem quiser se apresentar

Enize Vidigal
fonte

O NoiteSuja, coletivo de produção cultural da comunidade drag e LGBTQI+ em Belém, comemora cinco anos com uma festa “NoiteSuja em Chamas”, neste sábado (14), na Maloca das Amazonas, a partir das 22 horas. "O NoiteSuja começou como projeto artístico e múltiplo de diversas linguagens, dando ênfase à performances. A gente começou entrando em algumas festas, tocando, dançando e fazendo performances. O movimento cresceu, com muita gente pedindo para se apresentar", conta Matheus Aguiar, que idealizou o NoiteSuja junto com Maruzo Costa, ambos são drag performers como S1mone e Tristan Soledade.

A festa NoiteSuja em Chamas contará com as DJs Shayra Brotero, Taca Queldry, Kawa Tsunami, Akldas e Leid e as drags Safira Clausberg, Consuelo Vergara, Tiana Banks, Tristan Soledade, que farão performances. Ainda, a festa reserva uma performance surpresa. Essa edição será apresentada por Gigi Híbrida Bolero, enquanto a hostess do evento será a drag Akadella, de Mosqueiro.

Além de performances drags, a festa terá um palco aberto para quem quiser apresentar o trabalho. "A gente recebe muito pedido de performance. O palco aberto é uma oportunidade para a mostra da arte independente, de estar no palco pela primeira vez e poder performar, cantar, dançar, recitar poesia e se expressar. É um presente que o NoiteSuja dá para o público neste aniversário". Também haverá uma gincana com perguntas sobre a história do coletivo com premiações.

Trajetória - "Enxergamos o NoiteSuja além da festa, mas um movimento afirmativo em prol da livre expressão artística cultural na cidade, voltado à produção cultural, ao direito à cidade e à ocupação espaços públicos, tendo como plataforma a arte drag". Mais de 50 artistas já passaram pelos palcos do coletivo, entre drags, cantores, performers e dançarinos. O movimento já organizou eventos em casas noturnas, centros culturais independentes, teatros, sedes de coletivos teatrais e espaços públicos, como a Feira do Açaí e a Praça da República.

O coletivo iniciou com S1mone e Tristan Soledade adentrando festas: enquanto S1mone tocava como DJ, Tristan dançava e fazia performances, conquistando o público. "As drags se sentiram abraçadas. O evento se tornou uma festa drag de artistas. "Identificamos a invisibilidade de artistas queer de diversas linguagens e buscamos lançar luz sobre essas formas de expressão através dos eventos que produzimos". O nome NoiteSuja veio da ideia de transformar a cultura noturna da cidade: "A gente queria adentrar e também sujar ou modificar a cultura noturna, especialmente a forma como as pessoas enxergam a drag, como uma figura masculina que tenta imitar a mulher. Pregamos uma versão suja da drag, que não tenta ser mulher, mas quer produzir arte e expressar ideias por meio da plataforma de drag".

Agende-se
"NoiteSuja em Chamas – Bday 5 Anos"
Dia: sábado (14)
Horário: das 22hs de sábado até às 4 hs de domingo, 15
Local: Maloca das Amazonas (Passagem Carneiro da Rocha, nº 07, bairro Cidade Velha, ao lado do Mormaço Bar e Arte)
Ingresso: R$15 até meia-noite e depois, R$20, à venda no local do evento
Informações: (91) 98356-6883 e 98888-7214

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA