Luís Girard faz ensaio aberto do novo disco, 'Colossal'
O álbum é fruto da pesquisa sobre as músicas de gafieira tocadas nas noites belenenses, entre os Anos 60 e 80

O cantor paraense Luís Girard realiza o ensaio aberto do novo álbum, "Colossal", na próxima quinta-feira, 9, no Zabumba, às 21 horas. Colossal é fruto do projeto de pesquisa e experimentação “Nave do tempo – uma viagem pelos bailes da saudade”, idealizado por ele e que foi contemplado no Edital do Programa Seiva 2018 de fomento à cultura musical, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), por meio da Fundação Cultural do Pará e da Casa das Artes.
O show de lançamento do novo trabalho, nas plataformas digitais e em CD. será somente em 6 de Junho, no Apoena.
Girard pesquisou as músicas que eram tocadas ao vivo nas casas noturnas de Belém, entre os anos 60 e 80, mapeando os artistas regionais da época, assim como os ritmos, estilos, a composição das bandas, as danças e outros hábitos festivos, como as serenatas, as batalhas de confete carnavalescas e as festas populares do calendário local, como o Círio de Nazaré.
Ele identificou ritmos como o merengue, a salsa, o bolero, o carimbó e o samba até o surgimento do brega. "O resultado desse trabalho é uma sonoridade de gafieira com o sotaque paraense, que combina metais, cordas e percussões, numa recriação experimental de um ambiente saudoso", descreve o artista.
Álbum -
Colossal reúne dez faixas, sendo nove autorais, com destaque à parceria profícua com Allan Carvalho nas canções "Boemia da Campina", "Cinderela", "Valsa para Aurora", "No Grito" e "É Show!", além de "Bolero de la Flor", sendo essa última com a participação de Aninha Moraes. Além de "Tá cheiroso!", "Está falso" e "A poeira subiu", por Girard sozinho. E a canção "Genipapo", de Ronaldo Silva.
O álbum tem a direção musical e arranjos do trombonista Manassés Malcher, Taylan Pereira (contra-baixo), Marcelo Pyroull (guitarra e violão) e Márcio Jardim (percussão).
Serviço:
Show Colossal, de Luís Girard
Dia: Quinta-feira, 9
Hora: 21 horas
Local: Zabumba Boteco (T. 14 de Março, 1060, Umarizal)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA