CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Joyce Moreno passeia pelos universos da música e das letras

Artista lança músicas durante o Festival Poemúsica, nesta sexta, e fala sobre livro recém publicado

Vito Gemaque
fonte

A compositora e cantora Joyce Moreno teve inúmeros parceiros ao longo dos mais de 50 anos de trajetória musical. Desde a estreia no Festival Internacional da Canção de 1967 até se tornar uma referência internacional da música popular brasileira, Joyce aprimorou talento não só com a música, mas também com as letras.

Além de estar lançando o novo livro de crônicas e memórias, “Aquelas Coisas Todas” (Numa Editora), Joyce participa nesta sexta-feira, 9, do Poemúsica - Festival de Bolso de Música Brasileira, a partir das 20h, no canal Planetário Produções no Youtube.

O festival mistura apresentações musicais de 70 minutos e declamação de poesias de 30 minutos. Além da apresentação de Joyce, haverá a declamação de poesias de vários poetas brasileiros como Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles por Tutty Moreno.

“Achei um projeto bonito, estamos precisando de poesia e de beleza. O Brasil anda muito bruto. Vou mostrar algumas novidades, inclusive algumas poesias musicadas, poemas que musiquei de Drummond e Manuel Bandeira. E canções minhas já conhecidas, como ‘Mistérios’ e ‘Feminina’, além de alguns clássicos da bossa-nova. Comigo estará o sempre genial Tutty Moreno, trazendo suas cores e ritmos”, declarou Joyce.

O "Poemúsica - Festival de Bolso de Música Brasileira" é um pequeno festival de música brasileira e poesia idealizado pela Planetário Produções Culturais, com gravações feitas no palco do Teatro Sonora, espaço das artes no interior do Rio de Janeiro, no bucólico distrito de Conservatória (Valença/RJ), conhecida como a "cidade das serestas".

Para Joyce, ter tocado em um teatro mesmo para gravação já foi diferente. “A gente sente falta da troca com a plateia. Mas ainda assim foi muito bom tocarmos num belo teatro de verdade, mais inspirador do que fazer uma live caseira”, enfatizou. O evento conta com patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O festival terá ainda as apresentações de Paulo Sabino, Guinga, Juliana Maia, Áurea Martins e Christovam de Chevalier. O projeto tem foco principal nas apresentações em formato intimista (voz e instrumento, em formato solo ou de duo), de nomes com relevância histórica, que contribuíram para que o Brasil e, mais especificamente o Rio de Janeiro, através da bossa nova, entrassem no mapa da música mundial.

Livro ampliado e revisto

O novo livro de Joyce Moreno é uma ampliação da obra “Fotografei Você na Minha Rolleiflex”, lançada originalmente em 1997, com acréscimos de mais lembranças, perfis de colegas, histórias divertidas e outras nem tanto. “Na verdade, praticamente dobrou o tamanho do livro anterior. Entraram novas memórias e lembranças, perfis de amigos queridos, minhas experiências na cena do jazz pelo mundo e algumas reflexões sobre a questão feminina”, revela.

Dentre os amigos de Joyce estão grandes nomes da música brasileira que estão no livro, como Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Elis Regina, João Gilberto, Torquato Neto, Gonzaguinha e tantos outros.

Para ela, o tempo ajuda a ver os acontecimentos com mais clareza ao relembrar essas histórias. “Meus dois livros (que na verdade são o mesmo, o segundo sendo uma extensão do primeiro) não são propriamente autobiográficos. São livros de memórias, e sendo assim, falam menos de mim e mais de um Brasil que já não existe, do ambiente extremamente criativo que tivemos na música brasileira do século XX”, explica.

Ex-estagiária do Caderno B do Jornal do Brasil, Joyce Moreno escolheu a música, mas nem por isso abandonou a escrita. O novo livro expõe o maravilhoso universo da música popular brasileira no século XX e como ela extrapolou fronteiras para se perpetuar no século XXI. Segundo a autora, a edição de 1997 "nasceu, fez algum barulho, teve sua única edição esgotada e ficou guardado na memória e nos sebos".

“Uma reedição sempre me era sugerida por aqueles que apenas tinham ouvido falar, pelas gerações mais novas que não conheciam ou por aqueles que tinham gostado e pediam bis. Pensei a princípio numa nova versão revista e melhorada, um “remix” do original, o que acabei fazendo. Mas tantas outras histórias vinham me assombrar, tantos acontecimentos e novas questões a debater, que não houve como não fazer uma segunda parte", conclui.

Agende-se:

Festival Poemúsica - Festival de Bolso de Música Brasileira
Apresentação Joyce Moreno
Horário: 20h
Canal do Youtube Planetário Produções

Livro "Aquelas Coisas Todas"
Numa Editora
Preço: 59,00
Site da Numa Editora: http://www.numaeditora.com/

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA