Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Família Galvão estreia com singles de carimbó pau e corda

Outro grupo musical do Baixo Amazonas, o Suraras do Tapajós, lança o primeiro álbum.

Enize Vidigal O Liberal

Silvan Galvão, mestre de carimbó de Santarém, estreia com os filhos Estefane, de 19 anos; Paulo, de 18, e Kaíque, de 13, o grupo Família Galvão. O primeiro single já está nas plataformas digitais acompanhado de videoclipe, “Carimboleira”, composição de Silvan e Ronaldo Silva (Arraial do Pavulagem). E a segunda faixa, “Som Chamegado”, composição dele com Renato Rosas, que será lançada nesta sexta-feira, 18, nas plataformas de áudio, e o videoclipe, no próximo dia 25.

“Os meus filhos já me acompanhavam em shows, tocando as minhas músicas. Durante a pandemia, decidimos criar um projeto só nosso e entramos no estúdio pela primeira vez juntos”, conta Silvan. Nas duas faixas, ele assumiu o vocal e o banjo; Estefane, coro e violão; Paulo, coro e maracas; e Kaíque, curimbó.

Ouça "Carimboleira" aqui.

Os dois singles são de carimbó pau e corda, lançados pelo Selo Alter do Som. O gênero que se manterá nos próximos lançamentos do grupo. “Vamos lançar os singles em separado até completar um EP com cerca de 10 faixas”, planeja.

Suraras

Outro lançamento recente da região do Baixo Amazonas, é o primeiro álbum do grupo Suraras do Tapajós, intitulado “Kirĩbasawa Yúri Yí-itá- A  Força que vem das Águas”, também pelo Selo Alter do Som. O projeto traz a musicalidade das mulheres indígenas da Amazônia em oito faixas e já está disponível nas principais plataformas digitais.

Ouça aqui.

Esse é o primeiro grupo de carimbó formado por mulheres indígenas, no Oeste do Pará. Ele apresenta músicas autorais, incluindo composições em Nhengatu, língua falada pelos povos do Baixo Tapajós. O grupo surgiu em 2018 a partir do coletivo de mulheres indígenas de diferentes etnias, que foi criado cinco anos antes para organizar a luta por direitos, mas que, em 2020, tornou-se a Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós.

A partir desta sexta-feira, 18, até o domingo, 20, o grupo realiza o Festival de Música Indígena da Amazônia e a Feira Criativa Indígena pelo site www.surarasdotapajos.org.br.

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA