Confira os artistas paraenses selecionados para os showcases do Festival Se Rasgum TV Show

Os nove artistas locais foram escolhidos por meio de edital para se apresentar no evento que será transmitido online em novembro

O Festival Se Rasgum TV Show revelou os nomes das primeiras atrações que irão participar da sua programação. Anna Suav, STRR, Farofa Tropikal, Elder Effe & Os Comparsas, Liège, Orquestra Aerofônica, Kikito, Pelé Do Manifesto e Everton MC e Thais Badu são os nove vencedores do edital dos showcases voltados para artistas paraenses.

A edição deste ano vai ao ar de graça para os inscritos no canal YouTube/serasgum, durante os dias 14, 21 e 28 de novembro.

A nova versão virtual do evento focou ainda mais no fortalecimento do mercado local, dando espaço para músicos em ascensão de todos os cantos do Pará e dos mais variados gêneros.

Os artistas foram escolhidos através de um júri de quatro profissionais ligadas à cena musical nacional, formados por Lili Buarque, musicista e produtora cultural e idealizadora do projeto “As Mina Tudo”; Gabriel Caixeta "Bibi", idealizador da Agência Timbre Cultural, Festival Timbre e Festival Timbre Instrumental; Vince de Mira, curador e diretor do Zona Mundi - circuito eletrônico de som e imagem, e do Lado BA - panorama de música e mercado da Bahia; e Ivanna Tolotti, jornalista, musicista e CEO da startup musical TUM Cult.

Com cerca de três horas de duração, os programas serão transmitidos sempre aos sábados contando com três showcases de músicos paraenses por noite. O novo formato se inspira na fórmula dos talk shows: entre uma banda e outra, também terá entrevistas, quadros interativos e entrevista com players de influência no mercado musical.

As bandas que tocarem ao longo do Festival Se Rasgum Tv Show vão fazer parte de uma nova votação, que além dos players convidados, ainda contará com a participação do público. O escolhido nessa etapa final será a primeira atração oficial do lineup do Festival Se Rasgum em 2021.

Além do YouTube, o Festival Se Rasgum TV Show também será retransmitido pelo portal da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM SP), a maior feira do mercado musical da América Latina. Desde 2013, o evento reúne profissionais de todo o mundo durante cinco dias para discutir as tendências no setor, além de capacitar e criar oportunidades de negócios. Conheça um pouco melhor os nomes que irão tocar este ano:

Anna Suav

Como fã de hip hop, Anna Suav se sentia incomodada com a falta de mulheres no palco. Na sua busca por dar protagonismo a vozes femininas na cena rap paraense, criou e organizou por dois anos o projeto Slam Dandaras do Norte.

Mas a missão da MC manaura radicada em Belém rendeu bons frutos, um deles foi o início da sua carreira musical. Foi no coletivo que ela conheceu a cantora Bruna BG, iniciando em 2016 a parceria musical que permanece até hoje. A dupla possui quatro singles lançados, sendo o mais recente “Madalena, feat. com Mc Deeh”, de 2019. Agora Anna Suav se prepara para lançar o primeiro EP solo, sob o patrocínio do Natura Musical.

STRR

Mateus Estrela, mais conhecido como STRR (pronuncia-se "Star"), é um dos produtores paraenses de música eletrônica mais prolíficos da atualidade. Ele já assinou colaborações com artistas de renome da cena como Manimal (o projeto eletrônico de Junior Lima, ex-Sandy e Junior), Constantinne, Enkode, Júlio Torres e Meca.

Apesar do reconhecimento no gênero, seu trabalho não se encaixa nos rótulos da maioria dos Djs, que flerta em suas composições e mixagens com a música alternativa e experimental. Tanto que acabou furando a bolha do eletrônico e gravando com Adriana Calcanhotto, Sammliz e Luê.

Farofa Tropikal

Tal como o prato que batiza a banda, o Farofa Tropikal é uma grande mistura. União entre o Norte e o Sul do Brasil, o power trio de música paraenses foi formado em 2017 em Curitiba (PR) a partir do encontro da paraense Layse, cantora e baterista, e os paranaenses Lorran Valle, na guitarra, e Gabriel Dietrich, nos vocais e baixo.

Assim como na antropofagia dos tropicalistas, os sons típicos da Amazônia acabaram ganhando a cara da banda, com um toque de psicodelia e muito humor. Um exemplo disso é o EP “Farofa Tropikal Vol.1” de 2017, que atualiza o gênero da lambada com letras sobre amor e relacionamento sob a ótica feminina.

Elder Effe & Os Comparsas

Com mais de 20 anos de carreira, Elder Effe já tocou com quase todo mundo na cena alternativa paraense. E isso não é um exagero. Desde o final da década de 1990, o músico, compositor e produtor paraense fez parte de bandas como Suzana Flag, Ataque Fantasma, Johny Rockstar e Laurentino e os Cascudos. Isso sem contar a carreira solo.

O álbum mais recente “Pássaros, Vol.1", de 2017, com uma grande influência do country americano, acabou rendendo uma participação da trilha sonora do filme “Sai de Baixo” (2019).

Batizado de Elder Effe & Os Comparsas, o novo grupo que estreia no Festival Se Rasgum TV Show reúne amigos de quase todas as bandas com qual o músico tocou ao longo dessas duas décadas como Junhão Feitosa, na bateria (Espoleta Blues e Johny Rockstar); Inesita, no baixo (Inesita e Sammliz); Rodrigo Sardo, na guitarra (Enfim Nós e Jack Nilson); e Lari Xavier, no ukulele, guitarra e voz (Lari Xavier e La Orquestra Invisível).

Liège

Durante o showcase do Festival Se Rasgum TV Show, a cantora e compositora paraense Liège apresenta uma prévia do seu primeiro disco da carreira, “Ecdise” com previsão de lançamento para 2021.

O título do trabalho, uma referencia à troca de pele em alguns animais, marca um momento de renovação da carreira da artista. Com produção do DJ Duh, que já assinou trabalhos de Emicida e Gaby Amarantos, o álbum de estreia da cantora busca uma nova sonoridade que alia a MPB a ritmos afro-brasileiros.

Orquestra Aerofônica

A Orquestra Aerofônica é um grupo de música instrumental dono de uma sonoridade tão própria, que resolveram até criar um novo nome para o estilo.

Utilizando samplers, percussão acústica/eletrônica e instrumentos de sopro (sax tenor, sax alto, tuba, trombone e trompete), a big band idealizada pelo percussionista André Alcântara junto ao DJ Proefx fazem um som que definem como “eletro metaleira”: uma fusão de guitarrada, música caribenha e tecnobrega.

Apesar do pouco tempo de estrada, já dividiram o palco com Manoel Cordeiro, um dos percursores da guitarrada, durante a edição de São Paulo do Festival Se Rasgum, realizada no início do ano.

Kikito

Com apenas 23 anos de idade, Kikito injeta sangue novo no cenário paraense através de um som nostálgico. O seu primeiro disco homônimo, lançado em 2018, é fortemente influenciado pelo rock progressivo, oscilando entre momentos de melancolia e alegria, gritos e melodias, solos de guitarras e sintetizadores.

Produzido e gravado de forma independente no quarto do músico, o álbum foi listado entre os "50 melhores álbuns nacionais de 2018", pelo site Tenho Mais Discos Que Amigos.

Pelé Do Manifesto e Everton MC

Tecnobrega e Rap? Essa é a mistura proposta pelo novo projeto dos rappers paraenses Pelé Do Manifesto e Everton MC.

No mais recente trabalho da dupla, o EP “Preto e Branco” (2018) faz uma ponte entre os dois ritmos, contanto com a participação de dois ícones de cada estilo Marcos Maderito (Gang do Eletro) e DJ Morcegão (um dos pioneiros da cena hip hop de Belém), além de misturar gêneros como o trap, boombap, afrobeat, guitarrada e tecnobrega.

Thais Badu

Com dez anos de carreira, a cantora e compositora Thais Badu lançou em 2019 seu primeiro EP "Sou Preta" que mescla ritmos regionais como o calypso, o brega e o carimbó com a música pop, o rap, reggae e dub.

O trabalho tem produção musical de Dubalizer, Waldo Squash, Bruno Habib e GBM. Em sua música, a artista  levanta questões como empoderamento feminino e os desafios de ser uma artista mulher, nortista e negra.

Agende-se:

Com o patrocínio master da Natura Musical, através da lei semear de incentivo à cultura, e patrocínio da Petrobras, pelo edital Petrobras Cultural através da lei federal de incentivo à cultura, o Festival Se Rasgum TV Show será transmitido gratuitamente no YouTube durante os dias 14, 21 e 28 de novembro de 2020.

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA