Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Caetano Veloso chama nota da revista Rolling Stone de 'maluquice' e 'ignorância'

Nota dizia que prato e faca utilizados pelo filho Moreno na primeira live de Caetano foi um momento cômico

Redação Integrada

Caetano Veloso criticou nota da revista Rolling Stone que chamou de cômico o momento em que Moreno, um dos filhos de Caetano, usou prato e faca para fazer música. O compositor brasileiro retrucou chamando a nota de "maluquice" e "ignorância" pela revista não saber que os utensílios são tradicionais no samba brasileiro.

A nota em uma matéria da Rolling Stone listava os seis melhores momentos da live de Caetano. O último ponto intitulado "Instrumento original" dizia que "um dos momentos mais inusitados e cômicos aconteceu em 'Pardo', quando Moreno Veloso, na falta de instrumentos, usou um prato e um talher para fazer o som. Quem sabe faz ao vivo, não é?".

Por causa da nota, Caetano deu uma aula de música popular brasileira. "Prato e faca no samba de roda na Bahia é obrigatório. É um instrumento tradicional, mas não é só na Bahia. João da Baiana...Aqui no Rio ainda tem gente que toca, em área de samba mesmo, tem gente que toca. Você falar com qualquer pessoa do mundo do samba que sabe das coisas falar 'prato e faca', 'ah sim, prato e faca', entendeu? Agora uma revista de música pensar que prato e faca foi inventado na hora porque Moreno não tinha instrumento é uma maluquice. É uma ignorância inacreditável", criticou.

A esposa de Caetano ri do comentário em seguida. "Uma p... produção da Globoplay não tinha instrumento, ele pegou uma faquinha e um pratinho. Oh meu Deus do céu. Oh turma vamos se ligar, né", falou Paula Lavigne. A esposa Paula Lavigne gravou um vídeo no Instagram e colocou diversos momentos em que o prato e o faca foram utilizados na produção de músicas. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

@morenoveloso aparece em algumas canções tocando prato e faca, instrumentos muito importantes e tradicionais no samba e na cultura popular. A @Rollingstonebrasil citou esse momento como cômico e inusitado, mas o fato é que de inusitado não tem nada. O prato e a faca, em uma roda de samba, são uma forte representação da nossa cultura. Qualquer profissional que se propõe a falar sobre música deveria ter o aprofundamento necessário para tratar de nossa cultura com mais cuidado e respeito. Se vocês não viram ou querem assistir novamente a live estará disponível até dia 07/09 no @globoplay para não assinantes! (Link nos stories) #CaetanoVeloso #CaetanoNoGloboplay

Uma publicação compartilhada por Caetano Veloso (@caetanoveloso) em

 

 

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA