Museu comemora o Dia da Língua Portuguesa com programação virtual
Na programação, estão 'lives' de música, encontros de literatura, oficinas e conversas com autores de países que falam português
O Museu da Língua Portuguesa vai comemorar o Dia Internacional da Língua Portuguesa 2020 com três dias de programação virtual. De 3 a 5 de maio, o público pode ter acesso a uma série de atrações que envolvem música, "slam" (apresentação de poesia falada), literatura, contação de histórias, oficina, bate-papos e performances às redes do museu. A programação será transmitida no YouTube e Facebook da instituição, que faz parte da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a partir das 15h.
Entre as atrações estão a dupla portuguesa Fado Bicha, que modernizou as estruturas do tradicional fado em Portugal (domingo, dia 3); o encontro ‘Poesia na língua do slam’, apresentado por Roberta Estrela D´Alva com participação de poetas do Brasil, Cabo Verde e Portugal (terça-feira, dia 5); e as ‘lives’ Conexão Musical, que acontecerão nos três dias, e terão discotecagem do escritor e músico Kalaf Epalanga (Angola), da cantora Lenna Bahule (Moçambique) e do músico Hélio Ramalho (Cabo Verde), com a interlocução do pesquisador brasileiro Rafael Galante.
O público também vai ser transportado para dentro do Museu da Língua Portuguesa: na performance "Silêncio" (terça-feira), o dançarino Eduardo Fukushima apresenta uma coreografia gravada dentro das instalações do museu, completamente vazio e em silêncio.
Esta é a quarta edição da comemoração pelo Dia Internacional da Língua Portuguesa, celebrado no dia 5 de maio. Anteriormente, a programação foi realizada no saguão da Estação da Luz, em São Paulo.
Confira a programação completa:
Domingo (03/05)
15h - Contação de histórias, com Fernanda Raquel
15h30 - Oficina para crianças, com Nina Pauline
16h - Conexão musical: Moçambique, com Lenna Bahule e Rafael Galante.
17h - Show da dupla Fado Bicha.
Segunda-feira, 04/05
15h - Contação de histórias, com Fernanda Raquel.
15h30 - Língua portuguesa, prazer em te conhecer
16h30 - Conexão musical: Cabo Verde, com Hélio Ramalho e Rafael Galante.
17h30 - Show do grupo de rap Santa Mala.
18h30 - Conexão musical: Brasil-Portugal, com Rodrigo Bento.
Terça-feira, 05/05
15h - Contação de histórias, com Fernanda Raquel.
15h30 - Ortografia também é gente: uma conversa entre escritores.
16h30 - Performance "Silêncio", com Eduardo Fukushima.
17h - Conexão musical: Angola, com Kalaf Epalanga.
18h - Poesia na língua do Slam, com Roberta Estrela D'Alva e convidados do Brasil, Cabo Verde e Portugal.
Interprogramas: Exibidos entre as atrações
Peripécias Poéticas
A língua portuguesa, em suas diversas tonalidades, texturas e variações, é o grande elo de Peripécias Poéticas, sob curadoria do FESTLIP - Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa. São pequenos vídeos de poesia vividos por atores de diversos países que falam português, como Guiné-Bissau, Moçambique, Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Cartas de um outro tempo
Projeto da Revista Pessoa, "Cartas de um outro tempo" capta a realidade dramática imposta pelo coronavírus, com a experiência do confinamento, medos e relações com o outro e o mundo. Para o Dia da Língua Portuguesa, cerca de 12 autores lerão, em vídeo, suas cartas.
Pontes de Leitura
A partir do Clube do Livro do professor moçambicano Nataniel Ngomane, leitores compartilham com o público do museu trechos de seus livros favoritos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA