CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Morre o ator paraense José Leal, o Zecão do Grupo Experiência

Com mais de 50 anos de atuação no teatro paraense, artista sofreu um mal súbito no dia de seu aniversário

Lucas Costa
fonte

O ator paraense José Leal, o Zecão, faleceu na tarde desta quarta-feira (14), em Belém. O artista com mais de 50 anos de experiência do teatro teve um mal súbito por voltas das 14h, então foi levado ao hospital, mas não resistiu e veio a óbito. Neste mesmo dia, Zecão comemorava seu aniversário.

De alma inquieta, o artista chegou a estrelar um espetáculo em novembro de 2020. "Feliz Aniversário, Papai" teve uma temporada no Teatro do Sesi, onde Zecão celebrou a vida dedicada aos palcos. O espetáculo foi estrelado e escrito pelo prórpio artista, onde prometia divertir o público, deixando uma mensagem de responsabilidade social.

José Leal começou a carreira teatral em 1963, fazendo teatro de rua. Desde lá, foram mais de duzentos textos teatrais desenvolvidos pelo próprio. Sendo um apaixonado por cinema e circo, fez da arte o seu maior ofício. Nos primeiros anos, no bairro do Marco, Zecão escrevia, atuava e dirigia os espetáculos que ele mesmo fazia. Já nos anos 70, conheceu grandes parceiros como Amir Haddad, Aderbal Freire Filho, Fernando Neves, Cláudio Barradas e Geraldo Salles, com quem montou os mais diversos espetáculos.

Zecão morava com os filhos e netos, que o apoiavam na luta contra uma neuropatia diabética, que o deixou em cadeira de rodas. Em entrevista exclusiva concedida pelo artista ao jornal O Liberal, à época de estreia do último espetáculo, ele que seu amor pelos palcos e pela família o mantinham forte. “Feliz Aniversário, Papai”, ainda segundo Zecão, foi uma homenagem aos amigos queridos que ele perdeu no ano de 2020, para a covid-19. 

“É muito complicado, viu, porque vários amigos partiram, e isso me deixa muito magoado mesmo. Além disso, tem muita gente querendo voltar ao seu trabalho, gente querendo gritar ‘estamos vivos! Precisamos mostrar o que fazemos’, mas não pode, por causa dessa pandemia, dessa loucura”, lamentou ele à época.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA